Prefeitura finaliza obras para realização das ‘Olimpíadas Escolares’

Por - em 56

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), está finalizando as obras nas 16 quadras que servirão de palco para as disputas das ‘Olimpíadas Escolares’ 2011, na categoria 12 a 14 anos. O evento acontece em João Pessoa entre os dias 9 e 18 e setembro e para conferir o cronograma de obras, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visitou, na tarde desta terça-feira (30), cinco dos locais que serão utilizados nos jogos. A expectativa é que a PMJP entregue todos os locais reformados neste sábado (3), com uma semana de antecedência dos jogos.

Para Antônio Fernandes, da Coordenadoria de Infraestrutura da Sejer, a PMJP está com as obras dentro do programado. “Faltam apenas pequenos reparos e não há motivo para preocupação. Até o fim de semana todos os locais estarão em condições de uso. Com mais de dez dias para o início dos jogos, já temos locais totalmente capacitados para a realização dos jogos”, assegurou.

As visitas aos demais locais devem continuar até o próximo sábado. Nesta segunda-feira (29) uma comitiva do COB desembarcou em João Pessoa e deu início aos trabalhos de vistoria. No entanto, outros 80 representantes do comitê chegarão à capital paraibana até o fim de semana. Segundo Cristiano Barros, represente do COB, o objetivo das visitas é assegura a realização das ‘Olimpíadas Escolares’ com segurança. “Vamos olhar os locais e conferir o calendário de obras que nos foi passado. Esperamos até o final de semana ter todos os locais com capacidade de realização de jogos”, afirmou.

Na primeira visita da comitiva do COB foram vistoriados o Clube Cabo Branco (Miramar), o Ginásio Hermes Taurino (Mangabeira), o Colégio da Polícia Militar (Mangabeira), Colégio Odilon Ribeiro Coutinho (Valentina Figueiredo) e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê – Água Fria).

A competição – A edição 2011 das ’Olimpíadas Escolares’ terá início no dia 9 de setembro (sexta-feira), com a cerimônia de abertura que será realizada no estádio ‘Ronaldão”, no Cristo Redentor.

A cidade de João Pessoa receberá cerca de quatro mil atletas de 27 delegações. As disputas envolverão 12 modalidades esportivas: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez e badminton, que estreia na competição. Estas serão disputadas em 16 quadras da capital, além de quatro outros locais como a pista de atletismo do Unipê, o parque aquático da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, a Avenida Hilton Solto Maior e Orla do Cabo Branco.

As competições das modalidades individuais terão início no dia 10 e seguirão até o dia 13. No dia 14 será a vez dos esportes coletivos iniciarem as disputas, que encerram as ‘Olimpíadas Escolares’ no dia 18 de setembro. Esta será a primeira vez que a Capital paraibana sediará o evento da categoria. Em 2007 e 2008, João Pessoa recebeu as Olimpíadas Escolares Nacionais na categoria 15 a 17 anos.