Prefeitura firma convênio para capacitar beneficiários do Bolsa Família

Por - em 30

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), assinou nesta quarta-feira (24) o convênio de cooperação com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a realização do projeto de Qualificação Profissional, que atenderá três mil famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família na Capital. A assinatura do convênio ocorreu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, e contou com a presença do presidente do Senac, Marconi Medeiros Sousa, e a diretora do Senai, Maria Sônia Oliveira Queiroz.

Na ocasião o prefeito, Ricardo Coutinho destacou que investir em formação profissional que é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade. “Nossa intenção é qualificar as pessoas atendidas pelo programa Bolsa Família para que elas tenham condições de disputar um mercado cada vez mais competitivo e que consigam sair deste programa tendo um emprego e, principalmente, uma renda e autonomia na vida”, disse.

A partir do convênio serão oferecidas treze modalidades de cursos com cargas horárias que variam entre 80 e 120 horas/aulas em dezessete bairros da cidade nos Centros de Referência da Cidadania (CRC), Centros de Juventude (CJ) e associações comunitárias. Nesta primeira etapa participarão dos cursos 658 pessoas, o que representa 22% do total previsto.

Os recursos para o projeto de Qualificação Profissional são da ordem de R$ 132.340,00, oriundos do Índice de Gestão Descentralizada do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, destinado mensalmente para os municípios com o objetivo de investimentos na produção inclusiva e estruturação dos serviços do Bolsa Família. O Senac e Senai contribuem através do convênio com o corpo técnico de instrutores que ministrarão os cursos. Em João Pessoa aproximadamente 36 mil famílias estão cadastradas e recebem o benefício do Bolsa Família, destinadas as que recebem renda per capita de zero a R$ 120,00.

Calendário – As inscrições serão realizadas até o dia 31 deste mês e a previsão de início das aulas é dia 12 de novembro. Estão sendo oferecidos vários cursos como Culinária Básica e Manipulação de Alimentos, Eletricista Instalador Predial, Modelagem e Confecção Industrial em Malha, Eletricista de Automóvel.

Os critérios para se inscrever em uma das treze modalidades de cursos são: receber benefício do programa Bolsa Família, possuir escolaridade do ensino fundamental (até a 4ª série) e ser maior de 18 anos. As inscrições podem ser feitas nos Centros de Cidadania e Juventude existentes nos bairros.