Prefeitura firma parceria com taxistas para recuperar ruas

Por - em 26

O prefeito Luciano Agra firmou no fim da tarde desta terça-feira (26) mais uma parceria em favor do desenvolvimento da cidade de João Pessoa. A assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o Sindicato dos Taxistas aconteceu no gabinete do prefeito, no Paço Municipal. Através dessa parceria, os taxistas vão ajudar o Governo Municipal na identificação de problemas nas mais de cinco mil ruas de paralelepípedo ou asfalto existentes na Capital.

“Esse é um canal de comunicação direta entre a categoria e a Prefeitura. Nada melhor do que os próprios taxistas, que têm como local de trabalho as ruas, para nos repassar informações sobre os problemas na pavimentação, a exemplo dos buracos. A partir dessas informações, nossas equipes vão se programar para o conserto. Esse é um começo de uma parceria que terá bons resultados para a categoria, governo e principalmente para a população”, destacou o prefeito.

Segundo João Azevedo, Secretário de Infraestrutura (Seinfra), a parceria vai funcionar da seguinte forma: durante o horário de trabalho, quando os taxistas verificarem um problema em determinado bairro, vão anotar dados sobre a rua (como nome e ponto de referência) e informar à cooperativa ou associação da qual fazem parte. Esta, por sua vez, vai repassar a solicitação para o sindicato, que, por último, enviará um relatório semanal, via e-mail, para a Secretaria de Infraestrutura.

“Atualmente, a prefeitura possui 15 equipes da operação tapa-buraco trabalhando diariamente. Apesar do empenho e planejamento, elas não têm como vistoriar todos os bairros de João Pessoa. Por isso, essa parceria é importante, pois vai nos ajudar na identificação e programação das atividades. Com a participação cidadã, todo mundo é beneficiado”, frisou o secretário.

O sistema começa a funcionar já na próxima semana. Serão cerca de 1,5 mil taxistas que se tornarão parceiros da Prefeitura nessa cooperação inédita. “Os taxistas trabalham hoje interligados com sete centrais. Eles, que estão na rua, sabem, mais do que ninguém, dos problemas. Essa parceria vai ajudar a sociedade, a prefeitura na execução das obras e principalmente a categoria, já que as ruas com bom asfalto e calçamento significam menos prejuízo na manutenção dos veículos e também no número de acidentes”, comemorou Edimilson Francisco, Presidente do Sindicato dos Taxistas de João Pessoa.

Quem também participou da solenidade de assinatura do Termo foram os representantes da Associação dos Taxistas do Terminal Rodoviário de João Pessoa e da Associação do Teletaxi. “Essa é uma grande iniciativa. Estamos honrados em fazer parte dessa parceria, contribuir em favor do desenvolvimento da cidade e agilizar nesse processo de melhoria das nossas ruas”, disse José Carlos Araújo, presidente da Associação do Teletaxi.

A Secretaria de Infraestrutura já recebe informações sobre as condições das ruas de João Pessoa através de telefone, imprensa, internet e também pela Câmara de Vereadores. O Termo de Cooperação será publicado no Semanário Oficial.