Prefeitura firma parceria e oferece cursos profissionalizantes

Por - em 54

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o SENAI, está inscrevendo, gratuitamente, jovens interessados em participar  dos cursos de Armador de Ferro e Pedreiro. Estão sendo oferecidas 96 vagas e os dois cursos têm previsão de início das aulas no próximo mês de outubro.

Podem se inscrever pessoas da comunidade Maria de Nazaré e adjacências, com idade acima de 18 anos. A proposta é preencher as vagas nos três turnos, com dezesseis alunos em cada turma. As aulas serão ministradas no Centro de Referência Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré (Crispman), no bairro Funcionários II, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Segundo a assistente social Sumaia Rathage, a iniciativa busca o fortalecimento do processo de inclusão produtiva e social, o protagonismo jovem e sua autonomia. “A proposta inicial é estimular e fortalecer habilidades produtivas, possibilitando a efetiva inserção destes jovens no mercado formal de trabalho ou em atividades organizadas em sistemas de economia solidária, com um foco na educação cidadã”, afirmou Sumaia. Os alunos/as e seus familiares receberão ainda acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por uma psicóloga, uma assistente social e uma pedagoga.

Centro – Em funcionamento desde o mês de abril de 2010, numa parceria entre a PMJP e a Chesf, o Crispman já ofereceu cursos de pedreiro de azulejo; amassador de parede; assentador de telhado; mosaico; pintura decorativa e um minicurso de gastronomia, ministrado pela Cozinha Brasil.

“Estamos com uma estrutura montada para receber alunos em diversas áreas, sobretudo na construção civil”, destacou a assistente social, lembrando que um dos objetivos do Centro é transformar a comunidade Maria de Nazaré num espaço de prática profissional no processo de formação e qualificação de jovens aprendizes e também daqueles que já trabalham.

Serviço – O Centro de Referência Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré fica localizado na Rua Adrisio Mota de Sousa, s/n, Funcionários II, próximo a Escola Estadual Débora Duarte. O telefone para informações é 3243.9751.