Prefeitura forma mais 61 profissionais na área da construção civil

Por - em 56

O Centro de Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré (Crispman) entrega, nesta sexta-feira (27), às 19h, mais 61 certificados do Curso de Formação Profissional de Armador de Ferro e Carpiteiro de Obras, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai). A solenidade será no próprio local onde foram ministradas as aulas, na Rua Adrísio Mota de Sousa, Funcionários II (próximo à Escola Estadual Débora Duarte).

Desta vez, estão sendo lançados no mercado de trabalho 30 carpiteiros de obras e 31 armadores de ferro. “Estamos encerando a etapa da construção civil com a garantia do dever cumprido”, disse Socorro Miranda, coordenadora administrativa do Crispman. Segundo ela, a maioria dos formandos já está inserida no mercado de trabalho.

De acordo com Socorro, até mesmo o Senai absorveu jovens formados nesta parceria – um deles, inclusive, está sendo preparado para ser instrutor da instituição. “É muito importante saber que pessoas essas pessoas estão sendo incluídas no mercado de trabalho de forma digna e profissional”, destacou.

A conclusão dessas turmas totaliza a formação de 172 pessoas, somente este ano, na área da construção civil, e conclui a etapa 2012, iniciada em janeiro passado. O Crispman faz parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), executadas pela Diretoria de Renda e Economia Solidária (Direcosol).

Mais formação – No dia 6 de agosto, o Crispman entregará os certificados de formação de mais 100 profissionais na área de auxiliar administrativo. No dia 13, será iniciada outra etapa, com 120 alunos inscritos; no mesmo dia, também têm início os cursos de padeiro e confeiteiro para 54 inscritos, dentro da parceria do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Brasil sem Miséria (Pronatec), com a PMJP e o Senai, de forma gratuita.

Os jovens inscritos vêm dos bairros Funcionários II, Valentina Figueiredo, Mangabeira, Geisel, Colinas do Sul e Grotão, como também da cidade de Bayeux, por meio da parceria do Senai naquele município. O Pronatec garante a passagem e o lanche do aluno.

Crispman – Em funcionamento desde abril do ano passado, o Crispman busca o fortalecimento do processo de inclusão produtiva e social, o protagonismo do jovem e sua autonomia. Os alunos e seus familiares recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por uma psicóloga, uma assistente social e uma pedagoga.

A proposta inicial é estimular e fortalecer habilidades produtivas, possibilitando a efetiva inserção destes jovens no mercado formal de trabalho ou em atividades organizadas em sistemas de economia solidária, com um foco na educação cidadã.

O centro tem uma estrutura montada para receber alunos em diversas áreas, com o propósito de transformar a comunidade Maria de Nazaré em um espaço de prática profissional no processo de formação e qualificação de jovens que já trabalham e dos que são aprendizes.

Contato

Crispman – 3218-9751