Prefeitura homenageia trabalhadoras domésticas com evento, na sexta

Por - em 20

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) preparou uma programação especial para comemorar o ‘Dia da Trabalhadora Doméstica’ (27 de abril). As mulheres que são acompanhadas pelo Programa de Formação Cidadã para as Trabalhadoras Domésticas serão homenageadas em um evento nesta sexta-feira (25), no anel externo da Lagoa. A ação está sendo realizada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM) e a Secretaria Executiva de Turismo (Setur).

Às 8h, as trabalhadoras se concentrarão para um passeio pelos principais pontos turísticos da Capital. Acompanhadas de uma guia turística, as mulheres conhecerão toda a orla marítima e o Centro Histórico da cidade. No retorno, secretários e parceiros do programa da Prefeitura farão uma saudação às trabalhadoras, numa mesa temática sobre o ‘Trabalho Doméstico’, na sede da Setur.

O Programa de Formação Cidadã para as Trabalhadoras Domésticas é realizado pela PMJP, numa ação intersetorializada entre a Coordenadoria das Mulheres, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Conta também com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Delegacia Regional do Trabalho (DRT). O objetivo do programa é valorizar o trabalho doméstico e combater as discriminações de gênero e raça que atingem essa categoria, desenvolvendo ações de qualificação profissional e social.

Na Paraíba, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, 2005), quase 133 mil pessoas atuam no trabalho doméstico e 93% desse total são mulheres. Na Capital, o Censo Demográfico (2000) revelou a existência de mais de 20 mil pessoas no trabalho doméstico remunerado, sendo 91% mulheres e 74% delas recebiam até um salário mínimo.