Prefeitura implanta novo semáforo para pedestres na Epitácio Pessoa

Por - em 26

A implantação de semáforos para pedestres em locais que necessitam de mais segurança na hora da travessia tem sido uma ação constante da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que adota uma política de humanização do trânsito e redução de acidentes. A medida, executada pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), melhora inclusive o fluxo de veículos nas ruas e avenidas da cidade.

A STTrans colocou em operação mais um semáforo para pedestre na cidade. Desta vez, na avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Colégio Lourdinas, para controlar a circulação de veículos e pedestres.

Como funciona – O novo semáforo funciona com sinal sonoro para auxiliar os portadores de deficiência visual. Nesse caso, o portador de deficiência visual deve pressionar o botão por três segundos até ouvir o bip e aí aguardar o sinal sonoro e realizar a travessia com segurança. Os demais pedestres devem apenas acionar a botoeira e esperar que o semáforo fique vermelho para os veículos.

Recentemente, um outro semáforo para pedestre foi instalado na avenida Cruz das Armas, no bairro do mesmo nome, em frente ao Cemitério São José. O equipamento era uma reivindicação antiga da comunidade.

Ao todo já são 25 equipamentos em travessias de pedestres, sendo dois em parceria com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes (Dnit), nos quilômetros 15 e 88 da BR-230. Do total, seis semáforos para pedestre utilizam recursos sonoros. Confira dicas de como usar o semáforo para pedestre.

Pedestres

– Acione a botoeira;
– Não tenha pressa. Aguarde até que o semáforo fique vermelho para os veículos;
– Observe se o foco de pedestre está verde;
– Certifique-se de que todos os veículos estejam parados, e só então atravesse com segurança.

Condutores

– Espere que o pedestre conclua a travessia mesmo que o semáforo fique verde para os veículos;
– O condutor deve ficar atento, pois mesmo em locais onde não haja sinalização destinada ao pedestre e a veículos não motorizados, esses têm preferência de passagem.