Prefeitura implanta projeto ‘De Mãos Dadas com a Natureza’ em Crei

Por - em 120

É tempo de colher no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Maestro Pedro Santos, situado no conjunto Cidade Verde, bairro de Mangabeira VIII. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está desenvolvendo na unidade educacional o projeto ‘De Mãos Dadas com a Natureza’, onde as crianças aprendem como cultivar, conhecer e respeitar os alimentos. O projeto também conta com o apoio das famílias.

Os alunos plantam e colhem feijão, couve, alface, coentro, beterraba, milho e frutas. Todos os alimentos cuidados por eles são consumidos no próprio Crei.

A coordenadora adjunta do Crei Maestro Pedro Santos, Mônica de Souza Santiago, disse que devido ao trabalho da horta já é possível perceber algumas mudanças no comportamento das crianças. “Podemos observar que eles não pisam mais na grama e respeitam as plantas. Eles aprendem a ter respeito pelo meio ambiente e sem falar, que eles se divertem bastante”, afirmou Mônica de Souza.

Ela disse ainda que o projeto surgiu a partir do interesse em ocupar os espaços vazios no terreno do Crei. O ‘De Mãos Dadas com a Natureza’ é uma parceria da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e do Meio Ambiente (Semam), que envia todo mês hortaliças, terra vegetal, sementes e material de trabalho como pás, regador e ciscadores infantis.

O aluno Diogo Antônio do Nascimento Silva tem apenas 5 anos, mas para ele, a atividade vai além de uma simples brincadeira. “Eu gosto de plantar junto com meus amigos. A gente aprende a gostar da plantinha e da comida. Minha professora me ensina tudo”, disse.

“É muito importante o contato das crianças com a natureza. Nós aprendemos a plantar, o que termina nos ajudando na economia de casa”, disse a vendedora autônima Patrícia de Melo Gomes, uma das mães participantes do projeto.