Prefeitura implanta vagas exclusivas para estacionamento de motos na orla

Por - em 176

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de João Pessoa está implantando 100 vagas para o estacionamento de motocicletas na orla da Capital. O trecho que receberá as vagas vai do Hotel Tambaú, final da avenida Ruy Carneiro até a rotatória da avenida Cabo Branco, acesso à Rua Edvaldo Cavalcanti Pinho (rua da Barreira). A nova sinalização que se utiliza de placas e marcas viárias para o estacionamento das motos já foi iniciada pela Divisão de Sinalização na orla do Cabo Branco.  A pintura horizontal tem um metro de largura delimitando o espaço de estacionamento do veículo (moto) e a placa vertical informa a quantidade de vagas disponíveis

Segundo o assessor de planejamento da STTrans, Marcos Monteiro, essas vagas terão a seguinte distribuição: a cada intervalo para estacionamento de quarenta carros, haverá dez vagas exclusivas para estacionar motos, somando 550 vagas (carro e moto) no trecho, o que vai proporcionar um equilíbrio entre os espaços disponíveis para estacionar veículos na orla de João Pessoa.

A medida atende à necessidade de vagas para este tipo de veículo, tendo em vista o constante crescimento da frota de motocicletas. De acordo com dados fornecidos pelo Detran, são 68.918 motos e motonetas – um acréscimo médio de 10% ao ano, circulando na Capital paraibana.

Para o superintendente da STTrans, Nilton Pereira, a busca de locais para estacionar nos grandes centros e regiões metropolitanas está ficando a cada dia mais complicado, sendo um grande problema para as prefeituras, pois o número de veículos cresce a passos largos, enquanto que os espaços são os mesmos. “Estamos trabalhando para reduzir os transtornos da falta de vagas, fazendo o possível para distribuí-las da maneira mais coerente”, disse Nilton Pereira.

A STTrans está expandindo, reordenando e adequando vagas públicas para estacionamento em toda a cidade, o que implica disponibilização de mais espaços para os condutores poder estacionar os seus veículos. Com isso, o órgão espera reduzir o cometimento de infrações referentes aos estacionamentos irregulares, principalmente sobre a calçada ou passeio público, muito comum nos grandes corredores.

Turismo – A avenida Cabo Branco, desde o Busto de Tamandaré até a rotatória próxima à praça Iemanjá, ganhará duas vagas exclusivas para ônibus de turismo, somando-se a existente no Mercado de Artesanato, em Tambaú. Essas novas vagas vão facilitar o acesso aos pontos mais visitados da nossa orla pelos turistas, que chegam à nossa Capital para aproveitar os dias de folga.