Prefeitura imuniza mais de 15 mil idosos contra a gripe

Por - em 25

Mais de 15 mil idosos já foram vacinados contra a gripe na em João Pessoa. A informação é do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A meta da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) até o próximo dia 9 é imunizar mais de 55 mil pessoas na faixa etária igual ou superior a 60 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Referência pelos bairros e postos volantes instalados em hospitais, supermercados, escolas e associações da cidade.

No dia ‘D’ da ‘Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Idosos’, no dia 26 de abril, João Pessoa conseguiu imunizar 13.071 idosos, o que representa 24% da população alvo da vacina. Até o momento já foram imunizadas 15.111 pessoas naquela faixa etária e o objetivo é atingir 55 mil. Para isso, a SMS poderá ainda prorrogar o prazo final a fim de que todos tenham acesso a essa prevenção.

Importância – Os idosos têm mais pré-disposição às doenças respiratórias e a prevenção da gripe pode evitar que outros males se manifestem. Por isso, essas pessoas devem tomar a dose da vacina contra a gripe, que é gratuita. A única contra-indicação é para quem tem alergia grave ao ovo de galinha, cujo efeito colateral é o choque anafilático. É importante levar o cartão de vacinação para atualizar.

A SMS montou um esquema especial para os idosos com dificuldade de locomoção. Os agentes de saúde farão visitas em residências, asilos e hospitais da circunscrição para aplicar as vacinas. Através dos telefones dos distritos sanitários IV (3214 7962 ou 3211 6769) e V (3214 7927 ou 3214 7944), o familiar do idoso pode agendar o dia da vacinação.