Prefeitura inaugura ‘Estação do Livro’ no Castelo Branco

Por - em 28

A Praça Nossa Senhora da Paz, no bairro do Castelo Branco, recebe nesta sexta-feira (26) o projeto “Estação do Livro”. A solenidade de implantação do projeto, com a instalação de uma tenda metálica, acontece a partir das 18h. Nesta fase inicial, estarão disponibilizados 300 exemplares para que moradores e frequentadores do local tenham mais um espaço disponível para pratica e disseminação da leitura. Desde que foi iniciada a arrecadação, no dia 13 deste mês, a PMJP já contabilizou a doação de mais de 700 títulos, que serão distribuídos entre as 14 praças inseridas no projeto.

O projeto ‘Estação do Livro’ é uma ação permanente. O primeiro espaço já está funcionando no bairro do Alto do Mateus e conta com mais de 60 usuários cadastrados com uma média de 25 empréstimos de livros por dia. O coordenador da Biblioteca Municipal, Marcos Paulo de Farias, disse que a procura do público cresce a cada dia. “Estamos muito contentes com o resultado do projeto. Além da arrecadação, a prefeitura também desenvolve nas praças um espaço de convivência através da leitura, com formação de grupos orientados por monitores da Biblioteca Municipal. Os títulos são dos mais variados, mas a literatura nacional e os clássicos são os mais procurados”, relatou Marcos Paulo.

O acesso aos livros é gratuito e basta apenas fazer um cadastro munido de um comprovante de residência. Se quiser levar o livro para casa, o leitor terá um prazo de dois a sete dias para devolver o título. “Esse prazo pode ser estendido por mais uma semana, de acordo com a necessidade de cada pessoa”, explicou o coordenador da Biblioteca Municipal.

Para as pessoas que tiverem livros e pretendem doar, a prefeitura está disponibilizando alguns pontos de arrecadação a exemplo do Paço Municipal, no Centro; Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria; Subprefeitura, em Tambaú; Estação Cabo Branco, no Altiplano; e demais secretarias do Governo Municipal. De acordo com Marcos Paulo, esses pontos de coleta serão fixos, sem data para serem retirados.

Outros locais como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no bairro de Jaguaribe; Faculdade Maurício de Nassau, na Torre; Shopping Tambiá, no bairro de Tambiá, e na Faculdade Asper, BR-230, também estão disponibilizando pontos de coleta, que receberão doações, até o final do mês de maio.