Prefeitura inaugura as instalações do Sine/JP, na próxima terça-feira

Por - em 24

O Governo Municipal, numa ação de sua Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), inaugura na próxima terça-feira (1º de julho) as instalações do Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine/JP). A solenidade, com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), terá início às 11h e será realizada na Rua Cardoso Vieira, 85, Varadouro, anexo ao prédio do Empreender-JP. Para o secretário da Sedesp, Raimundo Nunes, a municipalização do Sine é importante para que o município possa reforçar a sua política pública de geração de emprego, trabalho e renda.

A formulação dessa nova estratégia atende ao novo modelo do Ministério do Trabalho, através de parcerias institucionais entre as diversas esferas de governo, garantindo uma gestão compartilhada composta de representações do governo, empregadores e empregados. “Ficam a cargo do Governo Municipal as ações para intermediação de mão-de-obra, espaço para qualificação profissional, atendimento ao seguro-desemprego e informações sobre o mercado de trabalho”, explica.

Para isso, com a implantação do Sine-JP o atendimento ao público se dará em guichê informatizado com apoio de profissionais qualificados nas demandas de seguro-desemprego, qualificação profissional e intermediação de mão-de-obra. O funcionamento ocorrerá das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira, a partir do próximo dia 14. “A próxima semana será dedicada ao treinamento do pessoal que vai atender à população de João Pessoa”.

Prioridades – O secretário diz ainda que fazem parte das prioridades o apoio às iniciativas de acesso ao mercado de trabalho através auto-emprego dentro do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP); a viabilidade da habilitação do Seguro-Desemprego; o monitoramento e avaliação dos serviços desenvolvidos no Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda; realização de processos de qualificação para o trabalho através do PlanTeq e a intermediação de mão-de-obra priorizando o primeiro emprego, trabalhadores acima de 40 anos e mulheres mantenedoras do lar.