Prefeitura inaugura Largo da Gameleira nesta sexta-feira

Por - em 154

O mais novo espaço destinado ao passeio público e a contemplação do mar, o Largo da Gameleira, em Tambaú, será inaugurado nesta sexta-feira (26), às 17h, pelo prefeito da cidade de João Pessoa, Luciano Agra. A restauração faz parte do Projeto de Reurbanização da Orla Marítima de João Pessoa, empreendido pelo Governo Municipal. No centro da praça, a obra de arte Saudação ao Sol, composta por um conjunto arquitetônico de seis peças, do artista paraibano Ericson Britto, vai compor o cenário. O investimento foi na ordem de R$ 1,4 mi.

Marcelo Lima esteve em João Pessoa pela última vez há pouco mais de dois anos e ficou surpreso com as mudanças no local. “Está tudo diferente, mudou muito e para melhor”, afirmou. Onde antes havia as barracas do Mercado de Peixe e alguns bares, tem agora um largo para a melhor circulação dos pedestres e visualização do mar. O piso é de tijolos intertravados nas cores cinza, preto e vermelho. As mudanças no local seguem rumo ao calçadão de Manaíra, onde também ocorreu a retirada de barracas e está em execução a mudança de piso em toda a extensão.

A Praça da Gameleira, o Mercado do Peixe e o calçadão da Praia de Manaíra são ações que compõem o projeto de reurbanização da orla de João Pessoa, executadas pela Prefeitura Municipal (PMJP), por meio das Secretarias de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A proposta de resgatar as áreas pouco valorizadas foi iniciada em 2005 com a implantação do novo piso para o calçadão na orla de Tambaú e Cabo Branco, a restauração da iluminação ornamental e, posteriormente, a construção de ciclovias, bem como o projeto de reurbanização da praia do Bessa, que contou com a pavimentação de ruas, calçadão, estacionamento e iluminação ornamental.

“O novo espaço de Tambaú foi bem recebido pela população porque trouxe melhores condições de comercialização do peixe, de higiene e trabalho para os pescadores, além de ser um local bonito e agradável”, afirmou o secretário de Infraestrutura, João Azevedo.

Saudação ao Sol – A obra do artista plástico Ericson Britto é feita de chapa de ferro e composta por seis totens. Segundo Lu Maia, membro da Comissão de Licitação para o Concurso de Seleção das Obras de Artes de João Pessoa, alguns totens serão voltados para a cidade e outros para o mar representando uma saudação ao sol. A peça foi escolhida por uma comissão com representação da Secretaria de Planejamento, Funjope, Instituto dos Arquitetos do Brasil/PB e dois representantes da sociedade civil ligados às artes visuais. Ao todo foram seis peças selecionadas, quatro delas já foram instaladas: Cavaleiro Alado (giradouro da UFPB), Nossa Senhora das Neves (girador de Mangabeira), Revoar (Bessa) e Sinergia (Estação Cabo Branco).