Prefeitura inaugura mais uma quadra poliesportiva em JP

Por - em 37

Os alunos da escola municipal Luiz Mendes Pontes, localizada no bairro do Cristo Redentor, foram beneficiados com mais uma ação da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A unidade educacional ganhou moderna quadra poliesportiva, estrutura esta entregue oficialmente pelo prefeito Luciano Agra na tarde desta quarta-feira (15). O investimento feito foi de R$ 362.000,00 em recursos próprios.

De acordo com Luciano Agra, a quadra da escola representa a 23° entregue na atual gestão, dentro de um cronograma de inúmeras ações realizadas na área da educação. Outras oito quadras desse porte estão sendo construídas e estarão em funcionamento até maio de 2011. “É um orgulho enorme ver essa criançada curtindo esse espaço que é só delas. Aqui, os estudantes, e a própria comunidade, podem desenvolver suas atividades físicas de forma segura e orientada. Essa, e muitas outras obras realizadas na educação com recursos próprios, vêm contribuir para o processo de formação de cidadãos’”, destacou o prefeito.

Na escola municipal Luiz Mendes Pontes, que atende crianças das comunidades Bom Samaritano e Boa Esperança, no Cristo, além do bairro do Rangel e adjacentes, o governo municipal já havia realizado outras melhorias. “No início desse ano, já havíamos entregue a obra de reforma e ampliação da escola, onde foram construídas mais duas salas de aula, passando de seis para oito; reforma da biblioteca, ampliação do refeitório e da cozinha, além da substituição da mobília. Tudo isso para garantir uma educação de qualidade para os nossos alunos”, frisou a secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá.

Novas ações – Com a nova quadra poliesportiva, a direção da escola vai desenvolver ainda mais aulas de educação físicas. De acordo com a diretora geral da instituição, em 2008, 13 estudantes obtiveram medalhas nos Jogos Escolares e agora, com o incentivo, se espera a descoberta de novos talentos na área esportiva. “ A comunidade está muito satisfeita com a quadra, pois era uma antiga reivindicação dos alunos. Na nossa escola, já oferecemos aulas de judô, futsal, basquete, entre outros esportes, mas a partir de agora os estudantes terão mais infraestrutura. Estamos até pensando em realizar torneios internos”, planeja a diretora.

Feliz com o equipamento esportivo estava Ariel, aluno do 2° ano tarde. A mãe dele, a doméstica Maria da Guia, disse que ele e o irmão estudam na escola desde pequenos e que a quadra vem ajudar na educação dos meninos. “O ensino daqui é muito bom e agora vai ficar melhor porque os nossos filhos vão puder praticar esporte com segurança. Estou muito feliz”, confessou a moradora.

Estrutura – A quadra poliesportiva tem área total de 20×30 metros quadrados e segue os padrões dos demais que já foram inaugurados pela gestão municipal: dois lances de arquibancadas; piso em concreto polido; vestiários masculino e feminino; depósito para materiais de educação física, dois portões de acesso e cobertura metálica.

A escola Luiz Mendes Pontes fica localizada na rua José Gomes da Silveira, 415, no bairro do Cristo. Atualmente, estão matriculados cerca de 650 alunos, incluídos os que frequentam o Projovem e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre os projetos que auxiliam no aprendizado das crianças estão: Escola Aberta; Leitura e Escrita; judô, robótica, xadrez, oficinas de hip-hop, meio ambiente, teatro, rádio e jornal escola, entre outros.

Além das aulas convencionais, os alunos têm laboratório de Informática, equipado na atual gestão. A escola foi fundada em julho de 1991 e foi a primeira grande reforma realizada na sua estrutura. A equipe é formada por professores, assistentes sociais, supervisores e psicólogos escolar, dentre outros servidores administrativos. A unidade possui também uma sala de serviço de assessoramento sociopsico-pedagógico (SASPP).