Prefeitura inaugura nesta sexta Praça Félix Cahino, no Valentina

Por - em 33

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, inaugura nesta sexta-feira (6), 17h, a recuperação da Praça Félix Cahino, no bairro Valentina Figueiredo. A ação faz parte do Programa de Recuperação de Praças, Calçadas e Passeios da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que vai dar cara nova a dezenas de outras unidades espalhadas pela cidade. Cerca de R$ 4 milhões em recursos do município estão sendo investidos nessas obras. O levantamento das praças e os projetos de revitalização foram realizados pelas Secretarias de Planejamento (Seplan) e do Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Esta última cuida inclusive dos serviços de paisagismo e jardinagem.

De acordo com informações da Seinfra, a Praça Felix Cahino, localizada na avenida Mariângela Lucena Peixoto, teve recuperadas as suas calçadas, bancos, instalações elétricas, pintura e a jardinagem. Os bancos receberam revestimento de granilite, foi instalado novo alambrado e construídos acessos para cadeirantes. Além da recuperação dos jardins, foram plantadas em vários pontos da praça mudas de palmeira mexicana e ipês roxos e amarelos.

Segundo o secretário João Azevedo, atualmente mais de 10 praças estão sendo restauradas. “Não há um número determinado de praças a serem recuperadas. Com base no levantamento, analisamos as intervenções necessárias e os recursos disponíveis e daí vão sendo incluídos novos equipamentos”, disse. Segundo ele, a maioria necessita de intervenções relativamente simples como revisão da parte elétrica e hidráulica, jardinagem e troca de bancos. Porém, em outras está prevista a construção de quadras e playground, medida que requer um volume maior de investimento. “A implantação desse programa repercute diretamente no cotidiano da comunidade com melhorias na segurança, bem-estar e lazer”, disse.

A relação de praças beneficiadas por obras de revitalização inclui, além da Félix Cahino, a Soares Madruga, também no Valentina Figueiredo; a Marechal Bittencourt e a Assis Chateaubriand, ambas no 13 de Maio; a Nossa Senhora da Paz, no Castelo Branco II; a João Gadelha, no Jardim Luna; a João Medeiros, no Pedro Gondim; a Pascoal Carrilho, no Geisel; a das Acácias, no Ernani Sátyro; a Maria Bronzeado, no Jardim Veneza; a Luiz Burity, no Cristo Redentor, além de áreas como Rotária de Mangabeira e Calçadão da Orla de Tambaú.