Prefeitura inaugura nova escola e homenageia Crispim

Por - em 34

Ao longo da atual gestão, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) tem buscado aliar a inauguração de novos equipamentos sociais à valorização dos grandes nomes da história paraibana. Várias homenagens já foram prestadas, entre elas a entrega do Condomínio Residencial Gervásio Maia e do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Oduvaldo Batista.

Em abril deste ano, mais um paraibano ilustre terá seu nome eternizado, ao ser usado para nomear um prédio público. Escritor, jornalista, professor e advogado, Luiz Augusto Crispim será o nome da escola-padrão que está sendo construída no Bairro dos Ipês, com inauguração prevista para o dia 20 de abril.

O homenageado – Luiz Augusto da Franca Crispim nasceu em João Pessoa em 23 de agosto de 1945. Filho de Napoleão Crispim e Maria Tereza da Franca Crispim, casou-se com Adília Espínola da Franca Crispim, com quem teve dois filhos, Tereza e Luiz Augusto Filho. Graduou-se em Direito e em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Federal da Paraíba, tendo em 2005 recebido o título de Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais também pela UFPB.

Imortal da Academia Paraibana de Letras, que também presidiu, Crispim publicou vários livros, entre os quais ‘Os Delitos da Glória’, ‘Por uma Estética do Real’, ‘O Arco e a Fonte’, ‘Poemas da Estação’, ‘Os Pecados da Tarde’, ‘As Artes da Paixão’, ‘Os Anéis da Serpente’, ‘O Herói sem Rosto’, ‘Histórias’, ‘Idas e Avenidas’, ‘A Longa Vigília’, ‘Estudos Preliminares de Direito’, ‘A Dama da Tarde’, ‘Reparos da Vida’, ‘Memorial da Pensão da Paz Dourada’ e, em preparo, o livro ‘Fundamentos para uma Teoria do Direito Reativo’.

“Tendo ao longo da sua vida uma grande relação com as artes, a cultura e a educação, essa homenagem não poderia estar em um lugar melhor, é um motivo de grande orgulho para toda a família essa atitude do prefeito Ricardo Coutinho, em nomear uma escola municipal com o nome de Luiz Augusto Crispim. Todos estamos com uma expectativa muito grande para a inauguração da obra, sem dúvida esta foi a maior homenagem que ele recebeu”, comentou Dona Adília Espínola da França Crispim, viúva do homenageado.

Investimento – A obra faz parte do programa João Pessoa Faz Escola, uma iniciativa da PMJP em parceria com o Governo Federal, em que são investidos R$ 19,6 milhões em construções, reformas e ampliações de escolas. Na Escola Municipal Luiz Augusto Crispim estão sendo aplicados mais de R$ 2,3 milhões em recursos próprios da Prefeitura.

Ainda este mês começam as etapas de cobertura e telhamento da escola. Logo em seguida, tem início a parte de revestimento em cerâmica e todo o acabamento e finalização da obra. De acordo com o diretor de Obras da Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra), Rodrigo Marques, o trabalho está caminhando em um bom ritmo e ainda neste primeiro semestre os alunos do Bairro dos Ipês terão mais uma unidade de ensino municipal disponível.

A Escola Luiz Augusto Crispim segue o padrão adotado pela PMJP na construção das novas unidades de ensino municipal. O educandário possui 10 salas de aula, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, auditório, refeitório, coordenação pedagógica, sala de professores, secretaria, arquivo, diretoria, pátio coberto cozinha e duas baterias de banheiros (uma em cada piso). A Prefeitura está construindo uma quadra poliesportiva com 620 metros quadrados, que irá funcionar ao lado da escola, atendendo mais de 1.200 alunos que deverão ser matriculados e ainda toda a comunidade escolar.