Prefeitura inaugura nova praça para moradores do Padre Zé

Por - em 54

A tarde foi de música, passeio e de muitas brincadeiras. Para os moradores do bairro Padre Zé, na capital, foi só o início de uma nova rotina onde agora os finais de tarde têm um espaço garantido para o lazer e a diversão: a Praça da Conquista, construída pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e entregue oficialmente pelo prefeito Luciano Agra nesta sexta-feira (01). A inauguração foi prestigiada por dezenas de moradores do bairro e comunidades vizinhas, líderes comunitários, além de secretários e auxiliares do governo municipal.

“A praça está linda. Já vi muitas construídas pela prefeitura, mas não como esta. Vai ser um ótimo espaço tanto para os pais como para os filhos. Antes não tínhamos para onde ir com as crianças, agora temos”, comemorou a moradora da Comunidade Esperança, localizada no bairro, Rejane Maria da Silva.

O prefeito Luciano Agra lembrou na ocasião que a construção da Praça da Conquista foi uma reivindicação dos moradores atendida pela PMJP através do Orçamento Democrático e que o próprio nome foi escolhido por eles em um plebiscito realizado na última semana. “Esta praça é uma praça do povo, feita com recursos próprios e que mostra mais uma vez o interesse da prefeitura de João Pessoa em continuar trabalhando pela melhoria da vida de seus moradores”, disse ele.

O prefeito ainda citou outras ações que a PMJP realizou nos últimos anos no bairro e garantiu que novas obras serão realizadas em breve. “Resolvemos a questão fundiária dos moradores do Padre Zé entregando mais de 400 títulos de propriedade. Além disso, vamos estender as melhorias com obras para as comunidades habitacionais que estão dentro do próprio bairro”, adiantou o prefeito.

Qualidade de vida – A Praça da Conquista recebeu recursos da prefeitura no valor de R$ 969.232,22. Projetada dentro dos padrões das outras 13 novas construídas pelo governo municipal nos últimos seis anos, possui playground, pista de skate, anfiteatro, quadra poliesportiva, quadra de areia, pista para caminhadas, academia ao ar livre e, no local, também um espaço para o jogo de xadrez humano. O projeto, idealizado e desenvolvido pelas Secretarias de Planejamento do Município (Seplan), e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), faz parte do Programa de Recuperação de praças, parques, passeio e jardins da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através do Plano de Ações Integradas (PAI).

“Este é um espaço de confraternização para a população do Padre Zé, que durante muito tempo foi esquecido pelo poder público. Hoje, ganha uma praça das mais bonitas construídas pela prefeitura, a partir de um programa do governo que, além das novas construídas, já recuperou outras 40 em toda a cidade”, destacou também o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Lucius Fabiani.

O presidente da Associação Familiar do Padre Zé, Severino Olímpio, também elogiou a iniciativa da prefeitura em entregar um novo espaço de lazer tão esperado pela comunidade. “Estamos realizando um sonho de muitas famílias que agora que vão poder frequentar essa praça linda”, disse ele. “Este é um começo de uma nova realidade na vida dos moradores desse bairro”, reforçou também a assistente social da associação, Cida Pontes.

Cidadania – Essa última sexta-feira também foi de prestação de serviços pela PMJP no novo espaço. A Estação de Serviços, através de uma ação integrada entre nove secretarias municipais ofereceu várias atividades aos moradores. Entre elas, corte de cabelo, emissão de Carteira de Trabalho, consulta ao programa Bolsa Família, distribuição de mudas, de preservativos e kits odontológicos.

Música e dança – A entrega oficial da Praça da Conquista também teve as apresentações da Banda Municipal 5 de Agosto, sob a regência do maestro Adelson; da Banda Marcial José de Barros, e ainda da banda de forró Três do Norte. Também foi recitado durante a ocasião um poema do morador Robson Carlos em homenagem ao prefeito Luciano Agra. O evento contou ainda com o apoio da Guarda Municipal e Superintendência de Transportes e Trânsito do Município (STTrans).