Prefeitura inaugura nova USF que vai atender 20 mil pessoas

Por - em 30

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), entrega nesta segunda-feira (10), às 10h, mais uma Unidade Integrada de Saúde da Família, no bairro Ernani Sátiro. A nova unidade, chamada de ‘Saúde e Vida’, está localizada na rua Terezinha Ferreira de Lima, S/N, vai beneficiar 5 mil famílias e até 20 mil pessoas do Ernani Sátiro, Esplanada I e II e Jardim Sepol. A obra, orçada em mais de R$ 361 mil, foi construída com recursos próprios do município.

A unidade Vida e Saúde possui quatro equipes de saúde da família que oferecerão serviços de atenção básica à saúde, como clínica geral, enfermagem, odontologia, vacinas, diabetes, hipertensão, exames laboratoriais, distribuição de medicamentos, visitas domiciliares, ações coletivas e acolhimento, que é uma escuta qualificada dos usuários que buscam atendimento na unidade. O horário de funcionamento da unidade será das 7h30 às 17h30, sem fechamento no horário de almoço.

De acordo com a engenheira e assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Cássia Reis, essa é a oitava unidade integrada entregue à população pela atual gestão. A próxima unidade a ser inaugurada é a do Colinas do Sul, no dia 24 de março.

O diretor do Distrito Sanitário I, Waldson Dias de Sousa, afirma que a unidade Saúde e Vida será totalmente informatizada e integrada à Central de Regulação do Município, possibilitando que o usuário já saia com o dia e a hora das consultas e exames marcados na rede de serviço especializado. “No Posto de Coleta de Exames, o material será coletado e o resultado sairá na própria unidade. O que vai facilitar bastante a vida da população”.

Waldson explicou que a população da área era atendida em quatro unidades que funcionavam em casas alugadas e com estrutura precária para um serviço de saúde. “Realidade que passará a ser bem diferente com o novo espaço que possibilitará melhores condições para os profissionais de saúde e para população das quatro localidades que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu.