Prefeitura inaugura serviço de emergência no Costa e Silva

Por - em 27

O prefeito Luciano Agra e a secretária de Saúde Roseana Meira entregaram o serviço de Urgência e Emergência da Unidade de Saúde do Costa e Silva no final da manhã desta sexta-feira (30). O objetivo da iniciativa é garantir atendimento de urgência e emergência à população do bairro.

Além do horário normal de funcionamento, das 7h às 17h, a Unidade de Saúde agora irá funcionar das 17h às 21h durante a semana e das 7h30 às 19h nos finais de semana e feriados. Entre os serviços oferecidos estão pequenas cirurgias, suturas, infecções, entre outros procedimentos de média complexidade. Nos casos mais complexos, a Unidade do SAMU, que ficará a disposições durante os plantões, fará a remoção do paciente para uma unidade hospitalar.

Para o Diretor do Distrito Sanitário I, Walderson Dias, toda a área que abrange o Costa e Silva será beneficiada, pois os incidentes mais simples poderão ser resolvidos mais rapidamente. “Ao invés de se deslocar para um dos hospitais, as pessoas poderão resolver problemas simples aqui mesmo. Quedas, cortes, pequenas cirurgias, e todos aqueles procedimentos que não precisam necessariamente de um atendimento hospitalar” afirmou o diretor.

Durante a solenidade de entrega do serviço, a secretária Roseana Meira destacou que essa era uma antiga demanda da população daquela região. “O atendimento estendido dessa unidade era uma reivindicação antiga dessa área, e conseguimos cumprir porque temos o apoio de uma gestão comprometida, que coloca a saúde como prioridade”, afirmou a secretária, lembrando que o próximo objetivo é fazer o serviço de Urgência e Emergência funcionar 24 horas.

Roseana Meira aproveitou a ocasião para parabenizar a equipe de profissionais que garantiu a entrega do serviço. “É preciso lembrar que os profissionais da atenção básica são a porta de entrada do usuário no serviço de saúde, e um atendimento respeitoso e digno é um direito da população e um dever nosso”, enfatizou.

Já o prefeito Luciano Agra lembrou que a saúde pública da Capital vem somando avanços constantemente. “Gastamos mais com a saúde do que determina a lei, e o resultado desse investimento pode ser visto por todos”, afirmou.

“Investimos na construção e reforma de hospitais, na construção dos Centros de Atenção Integral à Saúde. As nossas unidades hospitalares dispõem de equipamentos novos, além da qualificação que é feita regularmente e dos recentes concursos públicos na área de saúde que irão garantir pessoal para suprir a demanda do município”, observou Luciano Agra.