Prefeitura inaugura unidade de saúde do Cuiá, nesta sexta

Por - em 22

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) entrega à população nesta sexta-feira (19), às 9h, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) do Cuiá, situada à Rua Engenheiro Franklin Pereira da Silva, 158, em frente ao campo de futebol daquela localidade. A nova unidade de saúde atenderá 1.200 famílias, o que representa cerca de 4.800 pessoas.

Na gestão atual, a PMJP já entregou 16 unidades integradas, que correspondem a 64 equipes de saúde da família. A do Cuiá funcionará em um prédio reformado dotado de uma equipe com médico, odontólogo, assistente de consultório dentário, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes de saúde.

De acordo com a diretora administrativa do Distrito Sanitário II, Elisete Vieira, os moradores do Cuiá vinham sendo atendidos nas unidades do Geisel, desde a contratação dos agentes de saúde por meio do concurso público. Ela explicou que com esse novo espaço, o atendimento da população no Geisel ficará mais aliviado. “Os pacientes terão que percorrer uma distância menor para conseguir assistência, além de resolver as questões de saúde numa unidade nova, confortável e com todos os serviços da atenção básica”, afirmou Elisete.

A enfermeira e coordenadora da unidade do Cuiá, Hiara Lúcia Cavalcanti, disse que mesmo antes da inauguração do órgão o médico começou, esta semana, a atender à população e a realizar visitas domiciliares. Ela acrescentou que a USF conta com um amplo espaço ocupado por farmácia, sala de curativos, recepção, consultório médico e de enfermagem, consultório odontológico e banheiros para os usuários.

Hiara Lúcia destacou que neste primeiro momento serão desenvolvidas ações de humanização como a formação de grupos de idosos, gestantes, acolhimento (escuta qualificada dos usuários pela equipe de saúde) e num segundo momento a terapia comunitária. “Não trabalharemos apenas com a medicina curativa, mas com prevenção, promoção, assistência e reabilitação da saúde, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS)”.