Prefeitura incentiva doação de sangue com campanha em escola

Por - em 39

“Só fui saber o que era doar sangue, quando precisei. Se não fosse a transfusão, não estaria aqui. Renasci”. O depoimento emocionado é da educadora Maria Auxiliadora Mesquita, funcionária da Escola Municipal Agostinho Fonseca Neto, no Cristo, que promove pelo segundo ano a “Semana de Incentivo à Doação de Sangue”, com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação (Sedec).

Nesta sexta-feira (25), data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade de ensino encerra as atividades com ações que acontecem das 9h às 12h. Pais, educadores e convidados vão conferir as produções dos estudantes sobre a temática. A escola é localizada na Avenida Fernando Cunha Lima, s/n, no Conjunto Bela Vista, Cristo Redentor.

Desde segunda-feira (21) está sendo feito um trabalho com os alunos em sala de aula sobre a importância da doação de sangue e como é feita uma transfusão. Eles também recebem informações sobre as condições para quem quer doar e sobre o procedimento. O evento tem a parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que forneceu material para subsidiar o desenvolvimento das atividades em sala de aula.

“Esse trabalho ressalta valores como a solidariedade, visto que nossos alunos serão os adultos e doadores no futuro, e faz deles agentes multiplicadores para os seus responsáveis e toda a comunidade”, ressalta a diretora da Escola, Cristina Novaes.

No local haverá exibição de vídeos com depoimentos de doadores de sangue, receptores e da direção escolar; cartazes; distribuição de panfletos; palestras; peças teatrais; dança; paródias e jogral.

Primeiro passo – A equipe da Escola, formada por educadores e funcionários, vai logo cedo ao Hemocentro, local de doação. “Esse é um incentivo para quem ainda tem algum receio. Vou doar pelo segundo ano e mudei minha visão após conhecer de perto a campanha de incentivo na escola. Hoje, percebo que eu não perco nada, ao contrário, ao tirar meu sangue, vejo que estou servindo outras pessoas”, afirma o professor de Educação Física, Rodrigo Wanderley.

Doação de sangue – Podem doar homens e mulheres com idade entre 18 e 65 anos, que tenham peso acima de 50 Kg e boa saúde. O doador não pode ter tido hepatite, malária ou doença de chagas, e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorréia, AIDS, etc.

Para doar é preciso apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. Para proteger a saúde do doador e do paciente, é importante não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antes da doação. O prazo de doação é de 90 dias (três meses) para homens e 120 dias (quatro meses) para mulheres, que não podem estar grávida ou amamentando. O doador não deve estar fazendo tratamento médico ou usando de medicação.

Onde doar – Em João Pessoa, o Hemocentro está situado na Avenida Dom Pedro II, nº 1119, Torre. O contato é 3218.7600.