Prefeitura inicia a 5ª edição dos Jogos Escolares Municipais

Por - em 22

Beleza, harmonia e entusiasmo marcaram a solenidade de abertura da 5ª edição dos Jogos Escolares Municipais- Jogos da Primavera, evento esportivo promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A cerimônia aconteceu na tarde desta terça-feira (28), com a presença do prefeito Luciano Agra, no Estádio Leonardo da Silveira (Campo da Graça), no bairro de Cruz das Armas, símbolo do esporte amador paraibano e que passou por uma completa reforma.

“O esporte tem um papel importante na formação do cidadão. O jovem dedicado a prática esportiva fica longe das drogas. Por isso, a Prefeitura investe e incentiva eventos como esses, que também proporcionam a descoberta de novos talentos esportivos. Fico muito orgulhoso em ver a meninada empolgada, envolvida com todo esse projeto”, afirmou o prefeito.

A solenidade teve início com o desfile dos representantes das 73 escolas municipais que vão participar dos Jogos da Primavera. Em seguida, alguns atletas, que são alunos da Rede Municipal e integrados a vários projetos, fizeram apresentação de ginástica rítmica, ginástica artista, dança em dupla e coreografia com bandeiras. A Pira Olímpica foi acessa por um grupo de estudantes municipais que se destacaram em competições esportivas realizadas em 2009 a nível regional, nacional e até internacional.

Os Jogos da Primavera são organizados pelas Secretarias de Educação (Sedec) e Esporte, Lazer e Recreação (Sejer). As competições acontecem entre os dias 05 de outubro a 29 de dezembro. Cerca de 1.600 alunos do Ensino Fundamental I e II estão participando dos jogos. “Em todas as nossas escolas incentivamos as mais diversas práticas esportivas. Com recursos próprios, subsidiamos equipamentos, fardamento, dos professores, reformamos e construímos ginásios, um grande investimento para oferecer aos nossos alunos oportunidades. E os Jogos Escolares não tem o papel apenas esportivo, mas também pedagógico, onde os educadores destacam que o importante é participar e não competir, pois a construção se faz em conjunto”, destacou a secretária de Educação, Ariane Sá.

Modalidades – Ao todo, são 13 modalidades: voleibol, handebol, natação, atletismo, judô, ginástica rítmica, futsal, futebol de campo, beach soccer, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. As partidas serão realizadas em diferentes locais: Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria; Ginásio Odilon Ribeiro, bairro do Valentina de Figueiredo; Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), em Água Fria; Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, bairro do Altiplano; e na praia de Tambaú.

A primeira partida da 5ª edição dos Jogos Escolares será na próxima terça-feira (05), no Centro Administrativo Municipal (CAM). “A partir das oito horas da manhã começam as primeiras disputas do futsal masculino e feminino categoria mirim. Esperamos que não só os estudantes, mas também os familiares e a comunidade nos prestigiem”, fez o convite o professor Martins, diretor Técnico dos Jogos.