Prefeitura inicia ano letivo com 10 novas escolas em tempo integral

Por - em 1593

Os 62 mil estudantes da rede municipal de João Pessoa iniciaram, nesta segunda-feira (5), o ano letivo 2018. Referência na qualidade pedagógica, o número de escolas em tempo integral saltou de 17 para 27 em apenas um ano, um crescimento de aproximadamente 60%. O prefeito Luciano Cartaxo acompanhou o primeiro dia de aula na Escola Bilíngue Dom José Maria Pires, no bairro Alto do Mateus, onde as aulas serão ministradas em inglês e português. Mais de 1.700 alunos de escolas particulares optaram por se matricular em unidades de município, o equivalente a cerca de 49% das novas matrículas.

A rede de creches de João Pessoa, a maior da Paraíba, segue crescendo. Em 2018 foram ofertadas mais de 500 novas vagas na educação infantil, atendendo a quase 13 mil alunos. Nos últimos cinco anos, já são 53 novas creches em tempo integral, entre construídas ou ampliadas. “Os estudantes da rede municipal começam 2018 ainda mais preparados para o futuro. A educação em João Pessoa agora avança em quantidade e também em qualidade, com escolas em novo padrão, novos ginásios, salas climatizadas e professores valorizados”, disse o prefeito, ressaltando o pagamento do 14º salário aos profissionais da rede e o aumento de 30% acima do piso nacional da educação.

De acordo com a secretária de Educação, Edilma Freire, a grande procura por estudantes de escolas particulares é reflexo do ensino ofertado em João Pessoa. “Essa inversão vem se acentuando desde o ano passado, quando os pais de alunos da rede particular se depararam com a nova estrutura da rede, com unidades de ensino que até receberam o selo de reconhecimento internacional da Unesco. A mudança também pela passa por novos modelos pedagógicos, como a ampliação dos laboratórios de tecnologia, a robótica em 100% das escolas e a aquisição recorde de livros”, explicou.