Prefeitura inicia aplicação de provas do programa Escola Nota 10

Por - em 86

Começaram nesta segunda-feira (31) as etapas de aplicação das provas do programa Escola Nota 10. A avaliação, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), acontece até esta terça-feira (1º), nos turnos manhã e tarde, com a participação de 8.327 alunos do Ensino Fundamental I e 6.699 do Fundamental II da rede municipal de ensino. O horário previsto para aplicação das provas é de 8h30 e 14h30.

Na primeira etapa, realizada nesta segunda, serão avaliados os alunos do Fundamental I, que corresponde ao 3º, 4º e 5º ano. As provas constam de 10 questões, sendo cinco de matemática e cinco de português.

Já os alunos do Fundamental II (7º, 8 º e 9º ano) responderão 10 questões de português, 10 de matemática e cinco de inglês, ciências, geografia e história. Os alunos só poderão sair da sala de aula após duas horas do início da prova.

“Com o resultado dessas provas nós poderemos verificar e avaliar o desempenho do aluno durante todo o ano letivo. É aí também onde poderemos avaliar o desempenho do professor, a qualidade do ensino”, disse a diretora de Gestão Curricular (DGC), Célia Peregrino.

Escola Nota 10 – O programa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da educação pública municipal por meio da premiação com o selo Escola Nota 10 e da implantação do 14º salário para os funcionários das unidades. Esses servidores terão que atingir 100% de êxito em duas etapas: nas avaliações de gestão escolar e de aprendizagem dos alunos.

O programa é resultado de um decreto de lei municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas escolas municipais de Ensino Fundamental.