PMJP inicia campanha ‘Cidade Limpeza, Verão Beleza’ na orla

Por - em 37

Com o objetivo de preservar as praias de João Pessoa e evitar os danos ambientais causados pela poluição do ecossistema marinho, a Prefeitura de João Pessoa, através Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) começa, neste sábado (14), a campanha ‘Cidade Limpeza, Verão Beleza’. Em seu quarto ano de execução, o projeto é desenvolvido na orla marítima da Capital com o objetivo de sensibilizar banhistas e comerciantes a manterem as praias limpas e organizadas.

A solenidade de lançamento da campanha acontecerá às 9h, em frente ao Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. Participarão do evento, educadores ambientais, técnicos, fiscais, agentes de limpeza e funcionários do corpo administrativo da Autarquia, que estarão engajados na divulgação da campanha e conscientização de banhistas, turistas e frequentadores da orla sobre o acondicionamento correto do lixo na hora do lazer.

Na ocasião, um estande da Emlur também estará montado no Busto de Tamandaré, onde a população terá acesso às sacolas feitas com TNT (Tecido Não Tecido), que são laváveis e biodegradáveis, e ao sabão ecológico feito a partir do resto de óleo de cozinha. O material será entregue em toda extensão da orla e nas principais vias de acesso à praia. O grupo de Teatro da Emlur e a banda percussiva Baticumlata farão apresentações, juntamente com bandas marciais convidadas para a solenidade.

A campanha procura orientar a população quanto ao descarte adequado dos resíduos. A ação deve se estender até o dia 12 de fevereiro e passará a ser desenvolvida, diariamente, pelos agentes de limpeza que atuarem na região litorânea de João Pessoa. Os agentes, que continuarão o trabalho de conscientização e distribuição das sacolas de TNT, receberam um curso de capacitação que os instruiu quanto à melhor forma de abordagem dos banhistas e frequentadores da orla.