Prefeitura inicia campanha ‘Seja legal limpe sua calçada’ no Bessa

Por - em 54

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciou nesta semana, uma ação educativa através da campanha “Seja legal, limpe sua calçada”. As atividades se concentraram nas imediações da Avenida Afonso Pena, no Bessa, e contaram com a participação de 16 fiscais e oito agentes ambientais, que fizeram visitas às residências, estabelecimentos comerciais e construtoras, com a finalidade de conscientizar a população quanto à educação ambiental e cidadã.

A campanha, que seguirá no bairro do Bessa até cobrir toda sua extensão, procura alertar a população sobre a responsabilidade de varrer e manter a calçada sempre limpa e conservada. De acordo com a Lei 6.811/91, artigo 32, parágrafo 1º do Regulamento de Limpeza Urbana da Cidade de João Pessoa, “É de responsabilidade dos munícipes a varrição e conservação dos passeios de seu domicílio, devendo os resíduos provenientes desta atividade ser acondicionados adequadamente e apresentados à coleta regular, nos dias e horários previstos”.

Durante a abordagem porta a porta, os educadores ambientais e fiscais conversam com os moradores e passam orientações sobre a maneira correta de acondicionar e descartar o lixo. Panfletos educativos também são entregues durante a visita. Os moradores da área aprovaram a ação e ficaram bastante interessados no material distribuído contendo dicas sobre o correto acondicionamento dos resíduos domiciliares.

Para Elma Xavier, diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar), o trabalho de conscientização realizado pelos educadores ambientais é fundamental para a otimização do serviço de coleta realizado pela Emlur. “Durante as visitas porta a porta, são apresentadas as obrigações do morador com relação ao lixo produzido em sua residência, resgatando assim a participação cidadã e delegando responsabilidades à população”, afirmou Elma Xavier.

Dicas – O lixo domiciliar deve ser acondicionado adequadamente e colocado nos dias e horários próximos a passagem do caminhão de coleta.

Não se deve colocar o lixo nas calçadas após a passagem do carro de coleta.  No Bessa, bairro que iniciou a campanha, a coleta é feita de segunda a sábado, no período diurno.

Para retirar poda, o morador deve ligar para o Alô Limpeza 0800 083 2425, ou para os números 3214-7659 e 3214-7660, e se informar sobre a melhor data para realizá-la de acordo com a passagem do caminhão da Emlur.

É importante que o feixe de poda seja acondicionado em local que não atrapalhe o trânsito de pedestres e facilite a coleta.

O morador também deve dar um destino correto aos resíduos de construção. O material deve ser levado para a Usina de Beneficiamento, onde é transformado em matéria prima e utilizado em obras da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Vale salientar que depositar entulho, metralha e lixo em terrenos baldios é crime ambiental previsto em resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).