Prefeitura inicia campanha de vacinação contra influenza

Por - em 22

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (25) a 13º campanha de vacinação contra a influenza, que ocorre até o dia 13 de maio. O público a que destina a vacinação é de gestantes, crianças com idade entre 6 meses e menores de 2 anos, além de pessoas com mais de 60 anos.

Todas as 180 Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital estão participando da campanha. Segundo Chiara Dantas, responsável técnica pela seção de imunização da SMS, a meta é que sejam vacinadas mais de 77 mil pessoas. “Nosso objetivo é reduzir a morbimortalidade relacionada à infecções respiratórias com estes grupos, que são mais frágeis”, destacou Chiara Dantas.

A abertura oficial da campanha será realizada no próximo sábado (30), a partir das 8h30, no Ponto de Cem Réis. Na oportunidade, além de todas as unidades de saúde, serão instalados 30 postos móveis por toda Capital, incluindo shopping centers, terminal de integração e hipermercados. Inserida na campanha, a Secretaria Municipal organizou uma estratégia de vacinação aos profissionais que trabalham em saúde, que será realizada na rede hospitalar municipal desta segunda até sexta-feira (29).

No sábado, “Dia D de Vacinação”, haverá 1.200 profissionais de saúde trabalhando em 230 postos de vacinação, entre unidades de saúde e postos móveis. “Convidamos toda a população a participar da abertura da campanha para que o público a que se destina a vacina possa receber sua dose e se precaver contra a influenza”, destacou Chiara.

Na campanha, a vacina utilizada é trivalente, com duas cepas para a influenza sazonal e uma para a H1N1 e é contra indicada para pessoas com alergia a ovo. A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e tem contágios por forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias contaminadas.