Prefeitura inicia debates públicos sobre Plano de Assistência Social

Por - em 29

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realiza nesta quinta-feira (21), em Mandacaru, o primeiro de uma série de quatro debates públicos sobre o “Plano de Assistência Social do Município de João Pessoa 2011 – 2013”. O evento acontecerá a partir das 18h, na Escola Municipal Julieta Formiga.

Os outros debates acontecerão nas comunidades do Alto do Mateus e Ilha do Bispo (dia 27 de julho); Cristo Redentor e Rangel (29 de julho); e Mangabeira e Valentina (dia 3 de agosto). O objetivo é mostrar à população a política da assistência social executada pela Sedes no município de João Pessoa e os serviços assistenciais disponíveis em cada localidade. Também serão expostas as diretrizes e metas do Plano de Assistência que será apresentado na Conferência Municipal de Assistência Social, marcada para o período de 10 e 12 de agosto, no Hotel Ouro Branco.

A expectativa é que cerca de 400 pessoas participem dos debates, que são coordenados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), em parceria com os Centros de Referência de Cidadania (CRCs) e da rede de serviços socioassistenciais destas comunidades.

O que é – O Plano de Assistência Social é constituído por 34 metas que visam diminuir a exclusão e garantir o acesso aos direitos socioassistenciais da população em situação de vulnerabilidade social de João Pessoa. São ações pensadas e programadas em rede, que interligará não só os serviços da Sedes, mas também os das demais secretarias da Prefeitura de João Pessoa. Elas têm como base cinco eixos de atuação: a proteção social; recursos humanos; vigilância social; defesa social e institucional; e gestão integrada Estado e Prefeitura.

O intuito é somar esforços para a concretização de melhores resultados e em menor tempo, além de assegurar a superação da fragmentação e descontinuidade das ações. A perspectiva maior é conferir a prioridade à proteção social da criança, do adolescente e do jovem no desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Programação dos debates públicos:

– MANDACARU

21 de julho, às 18h, Escola Municipal Julieta Formiga

– ALTO DO MATEUS/ILHA DO BISPO

27 de julho, às 19h, Escola Municipal Escritor Horácio de Almeida

– CRISTO REDENTOR/ RANGEL

29 de julho, às 19h, Escola Municipal Dumerval Trigueiro Mendes

– MANGABEIRA/VALENTINA

3 de agosto, às 19h, Associação do Prosind