Prefeitura inicia nesta quarta campanha de respeito à vida

Por - em 32

Se não tínhamos o hábito de respeitar a faixa, começamos a ter quando o poder público decidiu assumir a responsabilidade de tornar o trânsito da Capital paraibana mais humano e equilibrado. A aceitação da campanha de respeito à faixa foi ampla por parte da população e a mudança de comportamento pode ser vista pelas ruas da cidade. Dar preferência de passagem ao pedestre na faixa passou a fazer parte do cotidiano do pessoense.

No entanto, condutores (motoristas, ciclistas e motociclistas) e pedestres precisam ser lembrados em intervalos regulares das regras básicas para que esse novo hábito não caia no esquecimento. Por isso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito, lança nesta quarta-feira (21) a nova fase da campanha de respeito à faixa, em parceria com a Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP).

“É preciso cuidar desse novo comportamento, incorporado pela população em tão pouco tempo (a partir de agosto de 2005)”, disse o titular da pasta, Deusdete Queiroga, ressaltando que apesar da visibilidade da campanha e do engajamento da população ainda é comum ver condutas inadequadas de pedestres e motoristas.

De acordo com Deusdete, a intenção dessa nova campanha é alertar para o fato de que o trânsito só se tornará um ambiente saudável quando as pessoas perceberem que precisam garantir seu direito de ir e vir, zelando pelo respeito aos princípios do convívio social. “Não é apenas respeitar a regra, é preciso respeitar a vida do outro”, afirmou. A nova campanha tem uma abrangência maior, ampliando a discussão para outros comportamentos no trânsito que põem em risco a vida das pessoas.

A solenidade – O lançamento dessa terceira fase acontecerá na Escola Municipal José Américo de Almeida, localizada na Rua Cel. Augusto F. Maia, s/n, no bairro do mesmo nome. Abertura está prevista para as 9h com a apresentação da banda marcial da escola e de uma performance dos Agentes Jovens.

Logo após, o superintendente Deusdete Queiroga inicia a solenidade falando sobre as ações da STTrans nesses dois anos e meio de administração e passa a palavra para o diretor da Faz Comunicação, Alysson Teotônio, que mostrará a nova mídia a ser veiculada nos meios de comunicação a partir desta quinta-feira(22). O evento será encerrado pelo prefeito da Capital, Ricardo Coutinho.

Ação nas ruas – A partir desta quarta-feira, a STTrans intensificará as ações educativas nas principais faixas de pedestre da cidade. Até a próxima sexta-feira, a intervenção será feita na faixa próximo a Escola José Américo de Almeida. No sábado, a equipe de educação atuará na orla, para esclarecer aos visitantes sobre a importância do respeito à faixa com a distribuição de panfletos e adesivagem de motos e carros.