Prefeitura inicia obras de construção da pista de skate e patins, em Manaíra

Por - em 103

A cidade de João Pessoa vai ganhar um espaço apropriado para a prática de ‘skate’ e patins com a a construção da Praça de Manaíra, na avenida Flávio Ribeiro Coutinho. A limpeza do terreno foi iniciada semana passada. O local contará com um misto de barreiras que serão distribuídas na pista de corridas reproduzindo os obstáculos naturais da cidade, como escadas, corrimãos de diversas alturas e formatos, além de bancos e rampas, espalhados por uma área de cerca de dois mil metros quadrados. A obra é resultado de mais um convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e a direção do Manaíra Shopping, que tem a finalidade de revitalizar os espaços urbanos em toda extensão da avenida. A construção da praça foi orçada inicialmente em R$ 500 mil.

O arquiteto Giovani Andrade, da Divisão de Arquitetura da Secretaria de Infra-estrutura (Seinfra), autor do projeto, disse que a pista profissional de skate segue os padrões internacionais. Segundo ele, o foco desta praça difere das demais que vem sendo recuperadas e construídas pela Prefeitura de João Pessoa. “Ela é totalmente voltada para a prática de esportes, respeitando os padrões de qualidade e de acessibilidade aos portadores de deficiência”, disse. Porém, no projeto está previsto a parte de convivência com a construção dos quiosques e também à parte de jardinagem, mantendo o padrão de qualidade e beleza adotado nas demais praças da cidade.

A área total da praça será de aproximadamente 5.500 metros quadrados. Além da pista de skate, o projeto prevê espaço para quatro quiosques, três banheiros públicos (sendo um feminino, um masculino e o terceiro de uso comum com adaptações para portadores de deficiência), estacionamento para cerca de 50 veículos e um bicicletário, além de rampas de acesso, áreas verdes, bancos em concreto armado, passarela em concreto sobre o canal, iluminação e complementação da calçada do perímetro do equipamento em porcelanato rústico.

Parceria – O anúncio da parceria foi feita em junho pelo prefeito Ricardo Coutinho e o proprietário do Manaíra Shopping, Roberto Santiago. Essa é a segunda parceria feita com o empresário. Em agosto de 2006 foram inauguradas as obras de duplicação e iluminação da Flávio Ribeiro Coutinho. Com a obra foi possível minimizar problemas de congestionamento que existiam na avenida. A intervenção na área incluiu o alargamento das faixas da avenida, uma das principais vias de acesso que liga vários bairros da cidade às praias. Todo o investimento com terraplenagem, asfalto, calçadas e ciclovias foi viabilizado pelo Manaíra Shopping. O poder público executou a iluminação pública ornamental, através do ‘Programa João Pessoa, Cidade de Luz’, além dos canteiros e calçadas.