Prefeitura inicia palestras nas Cozinhas Comunitárias para atrair usuários ao Programa EJA

Por Fátima Sousa - em 331

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Educação (Sedec), inicia um ciclo de palestras nas Cozinhas Comunitárias para atrair usuários ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A primeira palestra ocorre nesta terça-feira (5), às 15h, na Cozinha Comunitária do Gervásio Maia, localizada na Rua Projetada, s/n, Lt 201, Qd 142.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), o índice do analfabetismo caiu em João Pessoa de 9,6% para 5,7%, no período de 2010 a 2017.

O Projeto “Ação Busca Ativa EJA 2019” irá às comunidades de João Pessoa para tentar convencer a população jovem, adulta e idosa, que nunca foi à escola ou que não concluiu o ensino fundamental, a se inscrever no Programa EJA.

As palestras nas Cozinhas Comunitárias são coordenadas pela Sedes, por meio da Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), e pela Sedec. Equipes da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão ministrar as palestras.

A coordenadora da Dessan, Lucia Silva, explica que a ação objetiva incentivar os usuários deste equipamento de segurança alimentar e nutricional, que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. “É muito importante essa oportunidade neste momento de suas vidas”, comenta ela.

Zerar Analfabetismo – O coordenador da EJA, Adriano Santos, ressalta a importância da busca ativa, como forma de inclusão educacional e para zerar o analfabetismo em João Pessoa. “A ação vem reforçar o compromisso de ofertar uma educação efetiva e de qualidade com foco no ensino e na aprendizagem, contribuindo para uma educação humanizada”.

Também participam da parceria na Ação de Busca Ativa EJA 2019, a Secretaria de Saúde (SMS), através dos agentes de saúde e o Orçamento Participativo (OP), através dos seus articuladores nas comunidades. A próxima palestra ocorre na quarta-feira (06), na Cozinha Comunitária da comunidade do Taipa, no mesmo horário.