Prefeitura inicia reforma da Praça São Gonçalo no bairro da Torre

Por - em 73

A equipe de manutenção da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) deu início ao trabalho de recuperação da Praça Tiradentes, mais conhecida como Praça São Gonçalo, no bairro da Torre. A ação faz parte do projeto de restauração dos equipamentos públicos realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

No local, a equipe vai recuperar a estrutura dos bancos, calçadas, brinquedos e realizar a pintura de toda alvenaria. A Praça é um ponto de encontro entre famílias do bairro da Torre e adjacências e está precisando de reparos por conta do uso frequente da população. “É uma das praças que a equipe de manutenção vai atuar de forma simultânea”, destaca o chefe da Divisão de Praças e Parques, Junior Gentil.

O equipamento já passou por um processo de restauração total em 2006 quando foram recuperados os pisos de duas quadras existentes e reconstruída uma terceira, que foi demolida e transformada em quadra de areia. Além disso, o antigo piso ao redor da área foi substituído por um novo de concreto, material aplicado também no interior da área em que os moradores costumam fazer caminhadas. A praça ainda conta com mesas para jogos de dama, dominó e xadrez.

Ação simultânea – A Praça Tiradentes é a sexta praça da capital paraibana a receber os trabalhos da equipe de manutenção da Sedurb. A primeira delas foi a Praça da Paz, nos Bancários, onde a finalização dos trabalhos depende apenas da conclusão da pintura. Além dela, a equipe trabalhou na Praça Assis Chateaubriand (no bairro Treze de Maio), no Pavilhão do Chá (no Centro), na Praça do Caju (no Bessa) e na Praça do Coqueiral (em Mangabeira), sendo que os trabalhos ainda seguem nestas duas últimas.

Colaboração – Apesar dos trabalhos da equipe de manutenção, a Sedurb pede à população que ajude na preservação dos espaços. Isso porque os equipamentos vêm sofrendo com atos de vandalismo e má utilização que impedem a conclusão definitiva das obras. “Quando estamos prestes a concluir um local, temos que recomeçar a pintura por causa das pichações ou consertar novamente os brinquedos. Isso atrasa a manutenção em outras praças”, lamenta Junior Gentil.