Prefeitura inicia segunda fase do ‘Prêmio Escola Nota 10’

Por - em 11

A assessoria técnico-pedagógica da Secretaria de Educação (Sedec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), concluiu a primeira etapa do Prêmio Escola Nota 10: a Avaliação da Gestão Escolar, que diz respeito aos documentos de regularidade escolar e ao patrimônio e despesas de custeio das escolas. A segunda etapa, que é a Avaliação de Atividades Interdisciplinares (onde os projetos e programas desenvolvidos na rede serão avaliados), já foi iniciada, restando apenas às etapas de Avaliação de Frequência da Formação Continuada e a Avaliação da Aprendizagem dos Alunos.

A meta é que até novembro todo o processo já esteja concluído, para que possa ser efetuada a implantação do 14º salário para os funcionários das unidades da Rede Municipal de Ensino.

Todas as avaliações referentes ao Prêmio acontecem diariamente, tendo cada uma delas indicador o peso 10, do valor global do Índice de Excelência em Educação. No encerramento do ano letivo, acontece à etapa mais importante, a Avaliação de Aprendizagem dos Alunos, que tem peso 50, contemplando todas as 92 escolas do município. A aplicação das provas contará com o auxílio pedagógico de cerca de 200 estagiários, graduandos nos cursos de Matemática, Pedagogia e Português, que usualmente atuam como monitores juntos aos alunos da rede de ensino municipal.

Provas – Um total de 8.572 alunos do Ensino Fundamental (3º, 4º e 5º anos), realizarão nos dias 5, 6 e 7 de outubro, provas de Matemática e Português. Já no Ensino Fundamental II (7º, 8º e 9º anos), nos dias 26 e 27 de outubro, 6.878 alunos farão provas relacionadas aos conteúdos pertencentes ao currículo do segmento. As turmas serão avaliadas, em cada unidade de ensino, e no horário normal de aula.

De acordo com Hedênia Teotônio, assessora técnica da Direção de Gestão Curricular (DCG) da Sedec, essa iniciativa busca socializar e valorizar todos os sujeitos do universo escolar. “Melhorar a educação pública é um compromisso coletivo. É preciso estimular todas as categorias envolvidas no processo ensino-aprendizagem, e iniciativas como o Prêmio Escola Nota 10 representam um forte estímulo na caminhada por um futuro qualitativamente melhor para os nossos alunos”, garante Hedênia Teotônio.