Prefeitura inscreve para o projeto ‘Professor Plugado’ até o dia 12

Por - em 100

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está com inscrições abertas até o dia 12 deste mês para os cursos oferecidos através do projeto ‘Professor Plugado’. As inscrições estão sendo feitas na própria secretaria ou nas escolas da rede municipal. O curso é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a PMJP.

Para este ano o projeto vai dar continuidade nos cursos de capacitação do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo) que congrega um conjunto de processos formativos, denominados de ProInfo.

ProInfo I – Introdução a Educação Digital: O curso terá duração de 40h presencial, uma vez por semana. Os encontros presenciais acontecerão no novo anexo do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), localizado na avenida Rui Barbosa, bairro da Torre. O ProInfo I é um curso básico para quem não têm o domínio no  manejo de computadores/internet. O objetivo é possibilitar aos professores, especialistas e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídias, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídias, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs), promover reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas.

Dentro do projeto Professor Plugado, a Sedec fará a entrega de notebooks, adquiridos com recursos próprios da PMJP, para os professores, especialistas e gestores efetivos e aprovados no ProInfo I.

ProInfo II – Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC:  Serão 100h de curso, sendo 16h presenciais e 84h a distância. Os encontros presenciais acontecerão nos laboratórios das escolas municipais ministrados por formadores do Núcleo de Tecnologia Municipal e por formadores da Fundação José Américo/UFPB. Já os locais dos semipresenciais serão nas escolas, que serão definidas após a quantidade de matriculados.

O ProInfo II é destinado aos profissionais, aprovados no Proinfo I, e visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares compreendam o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas, planejem estratégias de ensino e de aprendizagem,  integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo e à criatividade e utilizem as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu  desempenho.

ProInfo III – Elaboração de projetos (40 h – semipresencial): Propicia aos gestores e professores das escolas aprovados no Proinfo II, o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.

Nos três anos de existência do Professor Plugado, a PMJP já formou mais de 2.500 professores da rede e investiu cerca de R$ 3.508.600,00, adquiridos com recursos próprios.