Prefeitura instala nova base do Samu no Centro da Capital

Por - em 31

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) instalou uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), que já está em pleno funcionamento na sede da Secretaria Executiva de Turismo, localizada no anel interno do Parque Sólon de Lucena.

A medida tem como objetivo agilizar o resgate dos casos de urgências pré-hospitalares no Centro da Cidade e áreas próximas. Com a implantação de mais uma base, já são cinco pontos de saída das ambulâncias do Samu, o que representa uma maior cobertura e agilidade no atendimento das chamadas. Além da central, que funciona no Centro Administrativo, as demais bases estão localizadas na Subprefeitura de Tambáu, na Maternidade Santa Maria, em Mangabeira e em Cruz das Armas.

O secretário de Turismo, Elzário Júnior, explica que a instalação da base do Samu atende a uma reivindicação dos comerciantes da área, que expuseram a preocupação com a segurança e o atendimento das urgências provocadas por acidentes e demais problemas característicos dos centros urbanos. “Nessa questão houve um trabalho intersetorial importante, com o reforço da Guarda Municipal, a disponibilização da ambulância do Samu e o apoio da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), com a organização dos espaços para os veículos”, explica o secretário.

No espaço cedido pela Setur, os plantonistas do Samu possuem acesso a equipamentos de apoio e ambiente para o recebimento das chamadas. A coordenadora do Samu na cidade de João Pessoa, Roberta Abath, afirma que a nova base descentralizada faz parte das metas de diminuição do tempo-resposta no atendimento às urgências localizadas nos diversos pontos da cidade e que a base do Centro abrangerá toda a população da área e bairros circunvizinhos.