Prefeitura intensifica recuperação de ruas danificadas pelas chuvas

Por - em 55

Equipes da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) estão intensificando o trabalho de recuperação de áreas danificadas durante este período chuvoso no bairro do Bessa. Já foram iniciados serviços de drenagem pluvial, desobstrução de galerias, substituição de tubulações e recuperação de boca-de-lobo e postos de visita (PV). A ação será realizada também em outras localidades, como o Colinas do Sul, Alto do Mateus e Grotão.

No Bessa, o trabalho foi realizado nesta terça-feira nas ruas Paulo Roberto Acioly e Campos Sales com a retirada de lixo e desobstrução de galerias. Ainda está prevista a recuperação de outras vias atingidas e danificadas pelas chuvas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, o contrato já está em processo de licitação e conta com R$1,3 milhão em recursos.

Já o serviço de terraplenagem, bastante solicitado por moradores de áreas esburacadas por causa das chuvas, deve ser executado em pelo menos 180 ruas em vários bairros da cidade.  O material aplicado nas vias é fornecido pela Usina de Reciclagem da Emlur e da Jazida da Seinfra. Para a execução desse trabalho, a Secretaria conta com três motoniveladoras, duas enchedeiras e dois tratores de esteira, além de caçambas e carros-pipas. No entanto, para dar início ao serviço de terraplenagem, é necessário aguardar o término do período chuvoso.

Recentemente foi encerrado contrato de cerca de R$ 1,5 milhão que atendeu as demandas nos bairros de Mangabeira, Torre, Tambauzinho, Varadouro, Cidade Universitária, Cristo, Água Fria, Treze de Maio, Distrito Industrial, dos Estados, Cruz das Armas, Bessa, Mandacaru, Ipês, Valentina, Centro, Manaíra, Geisel, Castelo Branco, Bairro dos Novaes, João Paulo II, Ernani Satiro, Miramar e Funcionários II.

Quatro equipes concentram esforços na parte de pavimentação, uma na fabricação de PMF – utilizado para tapar buracos no pavimento asfáltico – e três na aplicação deste material nas vias. Como a demanda é grande, se faz necessário a terceirização desses serviços, que está em processo de licitação.