Prefeitura intensifica vacinação de idosos contra a gripe, nestas 4ª e 5ª

Por - em 27

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai intensificar a campanha de vacinação contra gripe em idosos. As ações, voltadas para pessoas com idades a partir de 60 anos, irão acontecer a partir desta quarta-feira (7), das 6h às 11h, na Vila Olímpica Ronaldo Marinho (antigo Dede), situado no bairro dos Estados.

Já na quinta-feira (8), os trabalhos serão realizados na Praça da Paz, no Bairro dos Bancários, das 7h às 17h. Nos dois dias, haverá atividades físicas com as equipes do programa Vida Saudável, desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação; distribuição de panfletos explicativos sobre a gripe e de combate a dengue, além da vacinação.

Segundo a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Josânia Firmo, existem mais de 55.600 mil idosos na Capital e, desse total, cerca de 40% já compareceram aos postos de vacinação desde que a campanha foi lançada no dia 26 de abril. “A campanha acontece até esta quinta-feira, mas a Prefeitura deverá prorrogar a vacinação por mais uma semana. Assim poderemos atingir a meta de 80% da população”, disse.

Ela ainda explicou que as ações da PMJP têm o objetivo de conscientizar a população para a necessidade do combate à gripe, principalmente neste período do ano em que as chuvas e variações de temperatura facilitam a proliferação do vírus. “É muito importante que os familiares encaminhem seus idosos aos postos de vacinação”, sugeriu.

Em casos especiais, quando o usuário não pode se locomover, basta apenas ligar para o setor de Imunização através do telefone 3211-6740, onde será solicitado o encaminhamento de um agente de saúde acompanhado de enfermeiro da Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima à residência do idoso. “A Prefeitura tem a preocupação de atingir a maior parte da demanda. Com certeza iremos atingir nossa meta”, afirmou a coordenadora.