Prefeitura investe em ações e infraestrutura no B. dos Estados

Por - em 14

O Bairro dos Estados completa 58 anos na próxima sexta-feira (17) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro (Amabe), vem promovendo uma série de ações na localidade, atendendo antigas reivindicações, como por exemplo, a implantação do binário na Avenida Espírito Santo, desafogando o trânsito com a Avenida Minas Gerais e garantindo maior segurança para os pedestres.

Este ano, a população de aproximadamente 12 mil pessoas que vivem no bairro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também têm outros motivos para comemorar com a entrega de serviços de infraestrutura, entre eles, a operação tapa buraco na Avenida Acre, a construção de calçadas para pedestres nas ruas Francisco Galvão e Francisco Mendes, iluminação no Cemitério Santa Catarina e a instalação de semáforo adaptado para portadores de deficiência visual no cruzamento das Avenidas Amazonas e Goiás.

No Bairro dos Estados estão localizados dois importantes órgãos da administração municipal: a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (Seinfra) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Programação especial – O aniversário do Bairro dos Estados também será celebrado com uma programação especial. De acordo com informações da Amabe, a tradicional Feira do Lar da Providência – realizada há 40 anos – este ano vai do dia 16 a 18 de setembro, no Lar da Providência, na Avenida Santa Catarina, a partir das 20h.

As festividades continuam no dia 24 deste mês, com shows de forró no quiosque da Praça Aline Bezerra, também a partir das 20h. No domingo, às 7h30, será celebrada uma missa de ação de graças pelo padre Paulo Roberto, na Praça Doutor João Medeiros, no conjunto Pedro Gondim.

Histórico – O Bairro dos Estados passou a ser chamado assim no dia 17 de setembro de 1952. Os limites do bairro foram criados pela Lei municipal 119/52 ao estabelecer que o mesmo ficasse localizado entre as avenidas Bahia (ao Norte), Epitácio Pessoa (ao Sul), Acre (ao Leste) e Santa Catarina (ao Oeste). Uma das principais características do bairro é que a maioria das avenidas principais possui nome de Estados brasileiros, excetuando Mato Grosso do Sul. A ideia surgiu do fato das duas primeiras ruas se chamarem Amazonas e Santa Catarina.