Prefeitura investe em ações que melhoram vida dos servidores

Por - em 30

Os servidores públicos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) estão comemorando nesta terça-feira (28) o Dia do Servidor. Para melhorar a qualidade de vida e profissional dos servidores municipais, a PMJP vem implantando uma série de ações que estão beneficiando a categoria. Nos últimos anos, as ações de valorização passam por cursos de capacitação, implantação de Planos de Cargos, Carreiras e e Remuneração (PCCR’s), realização de concursos públicos, investimentos em novos equipamentos e melhoria da estrutura física dos órgãos municipais.

Para os profissionais da área de educação, além desses benefícios, eles passaram a contar também com o 14º salário, implantando através do projeto Escola Nota Dez. Tudo isso é resultado de uma política permanente de valorização dos servidores que é revertido em melhor atendimento à população.

Uma das primeiras medidas da Prefeitura foi inaugurar o Centro de Treinamento Miguel Arraes (Cetre), no Bairro dos Estados, disponibilizando um espaço com a infraestrutura necessária para realização de cursos e aperfeiçoamentos técnicos. Por mês são oferecidos cerca de 50 cursos gratuitos, podem ser feitos por todos os servidores, inclusive prestadores de serviços. Todos os participantes recebem certificados. Desde o início das atividades do Centro, em 2005, mais da metade dos funcionários da Prefeitura já foi capacitado.

O secretário de Administração (Sead), Gilberto Carneiro, ressaltou que servidores municipais exercem um papel importante dentro da gestão e por isso, há a necessidade de investir em tantas ações efetivas em beneficio de todas as categorias. “Esse gestão respeita o servidor, tanto é que sempre priorizamos o pagamento da folha em dia e dentro do mês trabalhado, antecipamos a primeira parcela do 13° salário para o mês de junho, implantamos o PCCR dos engenheiros, servidores do quadro administrativo e dos profissionais da saúde e educação”, destacou. Outro ganho para o servidor da Prefeitura foi o reajuste salarial anual sempre acima da inflação do período.

Trabalhando há 29 anos na Prefeitura da Capital, Gilvanda Brito reconhece os investimentos feitos pela atual gestão municipal para melhoria da qualidade de vida dos servidores. “Tivemos a oportunidade de fazer vários cursos de aperfeiçoamento, de pagar nada por isso. Além disso, estamos mais tranquilos por receber o salário dentro do mês trabalhado. Agora posso programar melhor o pagamento de meus débitos”, revelou.

Gilvanda, que está há 11 anos como servidora no Procon-JP, destacou ainda a melhoria na infraestrutura de trabalho. “A antiga sede do órgão não dava condições para a gente trabalhar, estava deteriorada e também não tínhamos computadores suficientes. Na atual gestão municipal ganhamos uma nova sede e também equipamentos modernos, sem falar nos treinamentos”, afirmou.

A Prefeitura de João Pessoa, desde 2005, também vem investindo na realização de concursos públicos para as áreas de saúde e educação. Dessas seleções, mais de 1.900 servidores já foram nomeados e a previsão é que até 2012 sejam realizados outros concursos para as áreas de apoio, técnico administrativo, Guarda Municipal, Tecnologia da Informação e Procurador do Município.

A valorização do servidor municipal da PMJP abrange ainda uma política de habitação, com a construção de casas e apartamentos. Ao todo, já foram entregues 609 moradias para os servidores públicos, localizadas em condomínios e residenciais construídos em diversos bairros da Capital. A expectativa é que sejam entregues mais 100 moradias.

Uma das ações mais recentes foi a assinatura do decreto que aprovou o Programa de Qualificação Profissional dos Servidores, mais uma iniciativa que demonstra a preocupação com a valorização dos servidores municipais. O investimento, até 2012, é de cerca de R$ 750 mil. A proposta é preparar os servidores para suas atividades funcionais, assim como propiciar novas competências profissionais.