Prefeitura investe em ampliação de espaços para prática de esportes e lazer

Por - em 134

Locais apropriados para caminhadas, pista de bicicross, skate, academias de ginástica ao ar livre e campos de futebol. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) concentrou esforços para construir e reparar locais específicos para as práticas esportivas. Neste verão, além dos tradicionais passeios na Capital paraibana, turistas e moradores da cidade podem desfrutar de locais para se exercitarem.

Fora do perímetro da praia, também há opções de esportes e lazer. No bairro de Cruz Armas os moradores também possuem local apropriado para a prática de exercícios físicos. Com a implantação do projeto há disponível uma equipe permanente de saúde para atender à população, além de agentes da STTrans, que estão à disposição no período das 5h às 7h. No local também há professores de educação física para orientar a população.

Assim, como o bairro de Cruz das Armas, outros 15 locais de João Pessoa são adeptos do projeto ‘Vida Saudável’, que estimula a prática esportiva para a população com locais específicos. O programa funciona nos bairros Funcionários I e II, Jaguaribe, Cristo Redentor, Rangel, Gervásio Maia, Mangabeira, Bancários, Mandacaru, Padre Zé, Treze de Maio, Castelo Branco, Torre, Bessa e Manaíra.

Esportes radicais – Além das caminhadas e práticas esportivas na praia, os adeptos dos esportes radicais também têm espaço nos projetos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). As pistas de bicicross e de skate espalhadas pela cidade garantem a diversão radical dos adeptos.

No bairro de Mangabeira, os moradores possuem mais uma opção de lazer. A pista de bicicross, além de abrigar competições nacionais, está à disposição da população. No local já acontecem aulas introdutórias do esporte para os interessados em ter noções básicas sobre a prática.

A pista tem extensão de 500 metros, formada por 32 obstáculos e três curvas, além de uma área de chegada com caixa de brita, que facilita a freada das bicicletas. O platô de largada tem cinco metros de altura e cobertura de asfalto. A pista é totalmente adaptada para acessibilidade.

Pistas de skate – O skate invadiu seis bairros da Capital e é possível encontrar pistas totalmente equipadas para a prática da modalidade. Os locais em que se pode praticar o skate de modo gratuito e ao ar livre são: Bancários, Funcionários I, Manaíra, Mangabeira, Padre Zé e Rangel.

Além do acesso livre a qualquer cidadão, as pistas de skate também garantem aulas gratuitas aos interessados. O instrutor Jonharly Coutinho é responsável pelas aulas de cerca de 30 alunos nos bairros dos Bancários e Rangel. “É um projeto muito bacana porque dá a possibilidade de, além das aulas, fornecer o equipamento aos alunos. Tem aparecido muitos interessados e a procura só tende a aumentar”, disse.

Nos bairros de Mangabeira, Bancários e Padre Zé, os interessados nas aulas de skate tem professores à disposição nas terças e quintas-feiras a partir das 16h. Já nos bairros dos Funcionários I, Rangel e Manaíra os dias são as segundas, quartas e sextas-feiras, também a partir das 16h. As aulas não possuem custos e mesmo que os interessados não tenham o equipamento, a PMJP os disponibiliza.