Prefeitura investe na área de Educação e Saúde beneficiando moradores do Cuiá

Por Katiana Ramos - em 239

Com Unidade de Saúde da Família (USF) que atende até 7 mil usuários, Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) e sinalização das vias e ciclovias, os moradores do Cuiá passaram a contar, a partir deste mês, com um Polo Farmacêutico. Além de atender a população do bairro, o serviço disponibilizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é aberto a qualquer outro usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com um profissional presente nos cinco dias da semana, nos períodos da manhã e tarde, o Polo Farmacêutico do Cuiá é um local onde os usuários da USF têm acesso aos medicamentos oferecidos pelo SUS e ainda são orientados quanto ao uso do remédio ou onde encontrar os produtos receitados que não são disponibilizados na rede pública.

De acordo com informações da USF, desde que foi entregue aos moradores, na primeira semana deste mês, o Polo Farmacêutico atende, em média, pelo menos dez pessoas por dia. Além deste serviço, a USF conta também com a atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), onde os usuários têm acesso a atendimento multiprofissional (educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais).

Educação – Praticamente a uma quadra da Unidade de Saúde está o Crei Suellen Oliveira da Silva, que foi uma demanda atendida por meio do Orçamento Participativo (OP) vinda dos moradores do Cuiá. Entregue em 2014, a unidade infantil atende a 82 crianças, com idades de seis meses a 3 anos e meio. A neta da servidora pública Elizabeth dos Santos está entre as crianças atendidas no Crei, que atende ainda os moradores do Valentina, Água Fria e Geisel.

“Foi uma benção quando inauguraram esse Crei, porque na época minha filha estudava e eu trabalhando o dia todo não teria com quem deixar a menina. Depois disso, minha filha também pode trabalhar sabendo que a filha estaria bem. Só tenho a agradecer e já sofro porque no fim do ano minha neta vai ter que sair daqui por conta da idade”, comentou a servidora.

Sinalização – Outro investimento da PMJP para os moradores do Cuiá é a sinalização da ciclovia que começa no bairro e se estende até o Valentina Figueiredo. Além disso, a sinalização com duas lombadas eletrônicas no mesmo trecho e semáforos e faixas de pedestres nas proximidades do Crei e da USF garantem mais segurança à mobilidade aos moradores.

 

Salvar