Prefeitura investe em realização de concursos para valorizar servidores

Por - em 85

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretária de Administração (Sead), já convocou, através de edital, 829 aprovados no concurso da saúde, realizado em abril de 2010. Foram oferecidas 1.331 vagas e faltam serem chamadas 502 pessoas. Além disso, no ultimo mês de dezembro, a PMJP concluiu o concurso do Magistério realizado em 2007, com a convocação de 1.200 pessoas, 209 a mais do que previa o edital, devido às necessidades da rede de ensino. Nesta segunda (30), foi lançado o edital do concurso da Guarda Civil Municipal, com 250 vagas.

“A Prefeitura Municipal de João Pessoa está preocupada com a qualificação de seu quadro de servidores, realizando concursos e convocando os aprovados de acordo com as necessidades do quadro. Ainda falta chamar aprovados da saúde, mas o concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. As convocações estão ocorrendo de acordo com a necessidade de cada especialidade na saúde municipal”, afirmou a secretária de Administração, Laura Farias.

O concurso público para preenchimento de vagas no quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofereceu vagas em nível superior, técnico de nível médio e nível médio. Entre as especialidades médicas, estão: anestesia, cardiologia, geriatria, ginecologia, ortopedia, entre outros, além de famecêuticos, fisioterapeutas, técnico em enfermagem e em prótese dentária.  Foram, ao todo, 59 especialidades.

Dentre as 1.331 vagas, 62 são para portadores de necessidades especiais. Destes já foram convocados 32 profissionais. A secretária de Administração, Laura Farias, lembra que no último dia 20 de janeiro, a Sead convocou, através do edital 01/2012, 129 aprovados no concurso. A convocação envolveu 24 especialidades e profissionais tem até o dia 21 de fevereiro para tomar posse. A relação dos convocados e o edital podem ser acessados no portal da Prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br), no link Governo Transparente – Licitações.

Educação – O concurso do magistério realizado no ano de 2007 oferecia 991 vagas, mas a Prefeitura Municipal de João Pessoa convocou 1.200 pessoas, 209 a mais do que constava no edital. Laura Farias explica o motivo: “Convocamos mais pessoas do que o número de vagas que foram informadas no edital de abertura do concurso porque ao longo deste período encontramos a necessidade de suprir algumas carências da educação municipal. Assim, demos chances a mais pessoas que não seriam convocadas, embora tenham sido aprovadas, mas que não estavam dentro do número de vagas”, declarou.

Entre os cargos nos quais foram convocadas mais pessoas, Laura destacou a disciplina de Português, que segundo o edital de abertura do concurso, disponibilizava 34 vagas, mas foram convocados, ao todo, 70 pessoas. Em Matemática, foram disponibilizadas 19 vagas e convocados 57 aprovados. A secretária deixa claro, no entanto, que dos 927 convocados nos editais, 148 não tomaram posse e, por isso, foram convocadas mais pessoas agora para preencher todas as vagas do edital.

Guarda Civil Municipal – A PMJP lançou nesta segunda (30), em parceria com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o edital de abertura do concurso da Guarda Civil Municipal. Estão sendo oferecidas 250 vagas, sendo 175 para homens e 75 para mulheres, entre 18 e 45 anos.  A remuneração é de R$ 1.400,00 (vencimento e gratificação de atividade de risco). As inscrições custam R$ 65 e podem ser feitas a partir  desta quarta-feira (1º) até o dia 04 de março. As informações e o edital completo estão disponíveis no portal da Prefeitura Municipal de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br) e no site do IBFC (www.ibfc.org.br).