Prefeitura irá construir Centro de Referência Quilombola em Paratibe

Por - em 24

Com o objetivo de resgate da cultura negra, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) assina na próxima quarta-feira (24) a autorização para a licitação do Centro de Referência Quilombola, que irá funcionar como uma casa de cultura. A edificação será construída em um local de remanescentes quilombolas, às margens da PB- 008, no bairro de Paratibe.

O Centro de Referência Quilombola terá uma área construída de aproximadamente 200 m², num terreno de 880,80 m² e contará com um salão multiuso, hall, área administrativa, secretaria, banheiros e cozinha. É uma obra orçada em R$ 297.342,00, que irá beneficiar as pessoas que vivem na região.

A comunidade negra de Paratibe compreende, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), 62 famílias de remanescentes quilombolas, totalizando aproximadamente 350 moradores.

A comunidade Quilombola em Paratibe é umas das mais de duas mil existentes no país. Elas foram formadas por escravos negros que fugiram de engenhos e fazendas para formar pequenos vilarejos. A mais conhecida dessas comunidades é o Quilombo dos Palmares, que fica no estado de Alagoas.