Prefeitura já contratou 2.395 pessoas em concursos públicos

Por - em 65

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já contratou 2.395 pessoas através de quatro concursos públicos, desde o ano de 2005. Os concursos na área de saúde e educação contribuíram para preencher quadros nas duas áreas com profissionais dos níveis médio, técnico e superior, capacitados para suprir as demandas e atender às necessidades da população pessoense. Dois concursos ainda estão em vigência até o próximo ano e mais 914 pessoas devem ser convocadas. A realização de concursos e convocação de aprovados obedece uma diretriz da administração municipal de melhoria nos serviços prestados à população e qualificação cada vez maior dos servidores.

No dia 20 de janeiro, foram convocados mais 84 aprovados no concurso público para provimento de vagas na educação. O concurso, do ano de 2007, foi prorrogado e é válido até abril de 2012, restando ainda 204 vagas a serem preenchidas. A prefeitura convocou ainda 120 aprovados além das vagas disponíveis no edital, devido às necessidades encontradas em alguns cargos, como para professores das disciplinas de Ciências, História, Português e Matemática.

O concurso da saúde, realizado em abril do ano passado, também tem validade até 2012 e fez a primeira convocação em dezembro, chamando 74 aprovados, entre anestesiologistas, farmacêuticos, cirurgiões, clínicos gerais e outros. Foram oferecidas 1.100 vagas, além de 54 para portadores de necessidades especiais. No dia 16 de fevereiro, foi publicado edital de convocação para mais 110 aprovados no concurso. Segundo o prefeito Luciano Agra, a convocação vai ocorrer por etapas, respeitando os limites orçamentários da gestão.

No concurso realizado em 2007, para o preenchimento de vagas de médico anestesiologista e ortopedista-traumatologista, foram oferecidas 65 vagas e convocados 72 aprovados, sendo sete ortopedistas-traumatologistas a mais, devido à necessidade da especialidade na rede municipal de saúde. Além deste concurso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um processo seletivo para preenchimento de vagas de agentes comunitários de saúde. No último dia 17, a SMS convocou 81 agentes comunitários de saúde (ACS) e 25 agentes em saúde (ASA) ambiental. Com isso, já somam 882 ACS convocados, das 960 vagas oferecidas e 136 ASA chamados, embora o edital oferecesse apenas 100 vagas para esta função.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Administração, Rejane Figueiredo, a convocação dos concursados acontece de acordo com a necessidade da secretaria para a qual o concurso foi realizado e podem ser chamadas pessoas além da quantidade de vagas determinadas no edital. “Enquanto o concurso tem validade, só chamamos para preencher vagas aquelas pessoas que foram aprovadas em concurso para a função, mesmo que ultrapasse o número de vagas especificadas no edital do concurso, mas desde que não supere a necessidade existente para aquele cargo”, explicou.