Prefeitura lança Ano Cultural José Lins do Rego, na quarta

Por - em 32

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza nesta quarta-feira (30) o lançamento oficial do Ano Cultural José Lins do Rego. A solenidade de abertura será presidida pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), às 15h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. A programação que tem o objetivo de promover, nas escolas da rede municipal, um grande debate sobre a obra do escritor paraibano José Lins do Rego.

Tomando como base a vida e a obra de ‘Zé Lins’, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), responsável por essa ação, apresentará na abertura todo o cronograma de atividades que acontecerá até o dia 14 de novembro, cuja proposta é criar nas escolas da rede municipal de ensino um verdadeiro ‘universo de engenho’.

Prêmios –Seminários, palestras, expedições e prêmios pretendem servir como estímulo para a fomentação da utilização da obra do autor paraibano pelos alunos e professores das unidades de ensino municipais.

Três prêmios irão compor as atividades promovidas pela iniciativa: o ‘Concurso Aluno Destaque’, ‘Concurso de Ilustração de Histórias do Menino de Engenho’, e o ‘Prêmio Interdisciplinar Zé Lins na Escola’. “Estas ações acontecem como forma de valorizar os melhores projetos que serão produzidos durante o Ano, estimulando a participação de todos os alunos, professores e gestores municipais nesta ação”, comentou Rosires Andrade, coordenadora do Ano Cultural.

Programa – Dentro do Ano ‘Zé Lins’ ainda haverá o lançamento do intercâmbio cultural ‘Pombo Correio’, exposição das ilustrações do livro ‘Menino do Engenho’, produzidas por Cândido Portinari em 1932; apresentação da Orquestra de Câmara de João Pessoa; expedição a Pilar, cidade natal do autor; seminário ‘Memória e Cultura em José Lins do Rego’ para professores da rede municipal; exibição do filme ‘Engenho de Zé Lins’, de Vladimir de Carvalho, entre outras atividades.

“Durante todo o ano, o projeto pretende estimular a leitura, formar público para as diversas artes (cinema, literatura e artes visuais); socializar informações culturais, visitações a acervos artísticos, patrimônios arquitetônicos, casas de espetáculos, desencadeando procedimentos educacionais e metodológicos, favorecedores de uma ampliação da visão do alunado sobre a arte e a cultura, tudo isso tendo como inspiração a vida e obra de José Lins”, enfatizou Ariane Sá, secretária de Educação e Cultura.

Ano Cultural – Essa iniciativa da PMJP surgiu da vontade de homenagear anualmente um grande nome da cultura paraibana. As atividades acontecem especialmente em escolas municipais, valorizando assim os escritores paraibanos e levando às unidades de ensino obras de peso cultural e que de forma interdisciplinar viram referências para pesquisas e projetos pedagógicos. O contato com o mundo desses personagens amplia o universo cultural dos estudantes das escolas municipais.

Em 2007, a Prefeitura de João Pessoa homenageou o escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, que teve sua vida e obra debatidas nas salas de aula da rede municipal de ensino. As ações propostas envolveram professores de várias áreas, promovendo e incentivando o trabalho interdisciplinar nas escolas.

O escritor – José Lins do Rego Cavalcante nasceu no município de Pilar-PB no dia 3 de julho de 1901 e faleceu no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1957. Considerado um dos grandes nomes da literatura regionalista brasileira, deu início ao conhecido ciclo da cana-de-açúcar com a obra: ‘Menino de Engenho’. Além deste livro, este notável escritor escreveu outros livros, como: ‘Doidinho’, ‘Bangüê’, ‘O Moleque Ricardo’ e ‘Usina’. Esse último possui narrativa descritiva do meio de vida nos engenhos e nas plantações de cana do Nordeste.