Prefeitura lança concurso ‘Aluno Destaque’, em escola dos Novais

Por - em 44

Para incentivar e promover o bom desempenho escolar, a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), lança nesta quarta-feira (22), às 10h, na Escola Municipal José Novais (Bairro dos Novais), o concurso ‘Aluno Destaque’. A idéia é premiar com 180 computadores os alunos do 5º e do 9º ano matriculados na rede de ensino do município que tiveram maior êxito durante as avaliações propostas pela escola onde estuda.

Para participar, o aluno da rede pública municipal precisa fazer sua inscrição no período que vai de 3 de setembro a 26 de outubro. A divulgação do resultado acontecerá no dia 17 de dezembro. O concurso será desenvolvido através de etapas de avaliação do desempenho de cada candidato. Caberá a eles participar da elaboração de um texto autoral, elaborado em sala de aula, que tenha como tema ‘Minha escola, meu lugar’.

Cada aluno só poderá inscrever no concurso um texto, que deverá ter no mínimo 20 linhas, em forma de prosa ou poesia. Sendo em prosa, poderá ter a estrutura textual de um pequeno conto ou poderá ser na forma de carta, no caso, com simulação de destinatário a critério do produtor deste gênero textual. A seleção dos textos será feita no período de 29 de outubro a 30 de novembro.

Mas não é só a produção de texto que será avaliada. A participação do candidato na escola também vai ser observada, com a exigência de 85% de freqüência nos dias letivos e as melhores médias no segundo, terceiro e quatro bimestres em todas as disciplinas. “Com esta ação, esperamos despertar o interesse de participação mais ativa do aluno em sala de aula, como dos projetos e programas desenvolvidos nas escolas pela Sedec, além de motivar a produção de textos, visando a competência da escrita, a originalidade, a criatividade dos textos produzidos pelos alunos”, enfocou Ariane Sá, secretária da Educação da PMJP.

Inscrição – Os alunos interessados em participar do concurso deverão preencher um formulário, assinado e carimbado pelo gestor da escola. Devem estar matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental I e 9º ano do Ensino Fundamental II. Cada uma das 90 escolas da rede municipal terá dois alunos destaques premiados com computadores.

Na produção de texto, cabe à gestão escolar digitar o material em fonte Time New Roman, tamanho 12 e espaçamento um e meio para avaliação de comissão julgadora. Entre os critérios de julgamento estão a coesão e a coerência textual, a criatividade, originalidade e adequação abordada no tema.

Em caso de empate, na avaliação final, deve ser considerado aluno destaque aquele que mais participa dos projetos e programas da escola. A comissão julgadora será formada por cinco professores de áreas de conhecimento variadas, indicados por cada unidade de ensino.