PMJP lança nesta 4ª ‘Caderno Temático Educação Patrimonial’

Por - em 46

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN), lança nesta quarta-feira (8) o Caderno Temático Educação Patrimonial – Orientação ao Professor. O evento acontece a partir das 14h, no Auditório da Estação Cabo Branco e contará com a presença de representantes de todas as escolas municipais.

Para Fernando Moura, coordenador da Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), a publicação é uma das formas de despertar na população sobre a importância do patrimônio histórico da cidade. “Esse caderno faz parte de uma sequência de ações que vêm acontecendo desde 2009 e conta com o aperfeiçoamento de professores e alunos”, definiu Fernando.

De acordo com a equipe da Copac, todas as 94 escolas municipais de João Pessoa irão receber o caderno temático. “Além disso, algumas escolas particulares e bibliotecas também receberão este material. Já as escolas municipais também receberão a Caixa do patrimônio, que contém a coletânea de publicações feitas pela PMJP e pelo IPHAN”, comentou Fernanda Rocha, assessora técnica da Copac.

O ‘Caderno Temático de Educação Patrimonial’ contém textos teóricos, literários e atividades lúdicas e é uma ação desenvolvida pela Casa do Patrimônio de João Pessoa. O material é destinado aos professores da rede municipal de ensino, para o embasamento sobre a educação patrimonial.

Na mesma solenidade serão entregues às escolas municipais a Caixa do Patrimônio, que contém material produzido pela PMJP e IPHAN, como livros, folhetos, filmes, CD’s e jogos. A intenção é que toda a escola municipal contenha em seu acervo um material de referência para que o professor possa trabalhar com a Educação Patrimonial em sala de aula.
Casa do Patrimônio – É uma parceria entre a Coordenadoria do Patrimônio Cultural e a Secretaria de Planejamento de João Pessoa(Copac/Seplan/PMJP) com a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan/PB). O Objetivo desta parceria é a promoção de ações educativas em relação ao patrimônio da cidade.

Entre os projetos realizados pela Casa do Patrimônio está sendo desenvolvido o Programa de Educação Patrimonial João Pessoa, ‘Minha Cidade’, que tem como proposta favorecer a reflexão sobre a relação dos cidadãos com o patrimônio cultural.