Prefeitura lança nesta quarta-feira novo Programa Saúde na Escola

Por Alexandre Quintans - em 423

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e de Educação e Cultura (Sedec), vai lançar nesta quarta-feira (23) o Novo Programa Saúde na Escola. O evento será a partir das 9h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O Programa tem como objetivo a integração e articulação intersetorial das redes públicas de ensino, por meio de ações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e redes de educação pública. A iniciativa prevê ações para acompanhar as condições de saúde dos estudantes por meio de avaliações e orientação, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.

O PSE vai atender a 87 Escolas da Rede Municipal de Ensino da Capital e 68 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), 56 escolas estaduais, vinculados a 158 Equipes de Saúde da Família.

No novo modelo os estudantes terão atualização do calendário vacinal, ações de promoção a alimentação saudável como prevenção à obesidade, combate ao mosquito Aedes Aegypti, avaliação da saúde bucal, avaliação ocular, avaliação auditiva, além de outras ações como prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

O acompanhamento das ações do PSE será feito exclusivamente pelo Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB), sistema alimentado pelas equipes de saúde da Atenção Básica.

Saúde na escola – Criado em 2007 pelo Governo Federal, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Confira o calendário de reuniões:

Dia 23/08

9h – auditório do CAM

Público: escolas municipais;

Dia 24/08

9h – auditório do CAM

Público: Centro de Referência a Educação Infantil;

Dia 29/08

14h – auditório da Faculdade da Paraíba (FPB)

Público: equipes de Saúde da Família;

Dia 30/08

9h – auditório do Instituto de Educação da Paraíba (IEF)

Público: escolas estaduais.