Prefeitura lança programa de distribuição de lentes corretivas

Por - em 31

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), lança nesta segunda-feira (07) o Programa de Entrega de Óculos aos Alunos da Rede Municipal de Ensino. A solenidade começa às 10h, na Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca, localizada na rua Nossa Senhora da Paz, 72 – Grotão, quando serão entregues as lentes corretivas aos estudantes que, após os exames oftalmológicos, apresentaram necessidade.

De acordo com o oftalmologista, Sidney Toscano, a miopia e a hipermetropia foram os problemas da visão mais encontrados nos alunos já examinados. “A margem das crianças examinadas com necessidade de uso de lentes está dentro da considerada normal pela Sociedade de Oftalmologia, ou seja, 10% dos consultados”, afirma Toscano.

Cerca de 1500 óculos serão distribuídos em toda a rede municipal. A ação faz parte do Programa Saúde do Escolar, que continuará realizando exames oftalmológicos ao longo do ano e fazendo as distribuições das lentes corretivas, conforme a necessidade de cada escola.

A solenidade contará com a presença do prefeito Luciano Agra, que considera extremamente importante um programa como este. “A identificação dos defeitos da visão na fase correta, além de evitar problemas mais graves na idade adulta, aumenta o processo de ensino aprendizagem, melhora a autoestima e aumenta a autoconfiança”, afirmou Agra.

Saúde do Escolar – É um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com as secretarias Municipais da Saúde e Educação. O objetivo principal do programa é fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação e saúde para melhoria da qualidade de vida, bem como ampliar o alcance e impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis.