Prefeitura lança programa de qualificação nesta quinta-feira

Por - em 30

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) lança o Programa Qualifica-JP nesta quinta-feira (30), às 16h, no Ponto de Cem Réis. O objetivo é formar, qualificar e orientar profissionalmente cerca de 800 beneficiários dos programas sociais da prefeitura e trabalhadores desempregados. Na solenidade, será assinado também o convênio com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), instituição responsável pelos cursos. O investimento é de R$ 391.068,79 nesta primeira etapa do programa, que a cada seis meses formará novos profissionais.

Estão sendo oferecidos 13 cursos totalmente gratuitos: Manutenção de Micro, Secretariado, Paisagismo e Jardinagem, Corte e Costura, Pedreiro de Azulejo, Gerenciamento de Obras, Eletricista Predial, Panificador, Corte e Escova (Cabeleireiro), Eletricista Residencial, Mosaico e Pintura Decorativa, Mecânica de Motos e Serigrafia.

As aulas acontecerão nos Centros de Referência de Cidadania (CRC’s), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Associações de Moradores de algumas comunidades da Capital, três dias por semana, com cursos nos turnos da manhã, tarde e noite. São 33 turmas com 22 alunos cada.

A proposta é estimular e fortalecer habilidades produtivas, possibilitando a efetiva inserção destes profissionais e aprendizes no mercado formal de trabalho ou em atividades organizadas em sistema de economia solidária e, com isso, garantir a melhoria de renda e qualidade de vida das famílias envolvidas, promovendo sua autonomia e, consequentemente, a melhoria das condições humanas e a auto-sustentabilidade.

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Antonio Jácome, explica que o Qualifica-JP oferece oportunidades de inclusão para centenas de pessoas que recebem benefícios sócio-assistenciais e, principalmente, trabalhadores desempregados, que estão excluídos do novo processo de inserção no atual mundo do trabalho.

“O programa Qualifica-JP, a partir de agora, irá integrar todas as ações da Sedes no que se refere aos cursos oferecidos nas nossas unidades dos CRAS e CRC’s e servirão para o uso de toda a população, que agora pode vislumbrar um novo horizonte de certezas e garantias de direitos e acessos ao tão exigente mercado de trabalho”, destacou Jácome.

O Qualifica-JP está ligado à Sedes e conta com as parcerias das Secretarias de Educação (Sedec), Sustentável da Produção (Sedesp), Empreender-JP, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário (Sintricom), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Cursos/Bairros:

1. Manutenção de micro
CRC Valentina
CRC Jardim Veneza

2. Secretariado
CRC Bancários
CRC Mangabeira

3. Paisagismo e Jardinagem
Gervásio Maia (Projeto Hortas Comunitárias)

4. Corte e Costura
CRC Bancários
CRC Mangabeira
CRC Roger
CRC Funcionários II
CRC Cristo
Citex: PETI, no João Paulo II
Santa Clara: Salão da Igreja Evangélica Eniel, no Castelo Branco

5. Pedreiro de Azulejo
Falta definir local

6. Gerenciamento de Obras
Falta definir local

7. Eletricista Predial
CRC Cruz das Armas
CRC Cristo
CRC Ipês

8. Panificador
Comunidade São Rafael – Castelo Branco

9. Corte e Escova (Cabeleireiro)
CRC Mangabeira VII

10. Eletricista Residencial
CRC Mandacaru
CRC Costa e Silva

11. Mosaico e Pintura Decorativa
Falta definir Local

12. Mecânica de Motos
CRC Cristo
CRC Funcionários II
CRC Jardim Veneza
CRC Mandacaru
CRC Valentina

13. Serigrafia
Tito Silva (Centro de Integração Comunitária e Cidadania São Francisco de Assis)